Engenharias e Tecnologias | 04/10/2011 08h40min
O Engenheiro de Materiais seleciona, caracteriza e especifica materiais, pesquisa e desenvolve novas matérias-pirmas e usos industriais para as já existentes. O profissional fiscaliza os impactos ambientais, procurando implementar processos mais eficientes e econômicos, menos poluentes e comprometidos com a reciclagem de materiais.
O coordenador do curso de Engenharia de Materias da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Alexandre Viecelli, conta que as grandes mudanças tecnológicas afetaram o modo de vida no planeta e tiveram origem no conhecimento dos materiais.
— Esse processo aconteceu no passado com o cobre, o bronze e o ferro e mais recentemente com os plásticos, as cerâmicas avançadas, os semicondutores, os novos aços e os compósitos — lista.
Viecelli explica que o desenvolvimento de novos materiais e de produtos e processos deles decorrentes abriu um campo promissor para o engenheiro de materiais.
— Novos campos foram abertos para o profissional atuar na pesquisa, desenvolvimento, gerenciamento, coordenação ou consultoria em institutos de pesquisa e em indústrias do Brasil e até mesmo do Exterior — destaca.
O profissional participa do processo de fabricação em todas etapas do processo produtivo para garantir a qualidade e segurança dos materiais produzidos, realizando vistoria, perícia, avaliação, monitoramento e auditoria, com emissão de laudos e pareceres técnicos. Atua na gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica de projetos e processos de produção, transformação e uso de materiais.
A carreira é um processo de construção, que se faz aos longos dos anos, onde precisamos sempre superar as nossas dificuldades. Precisamos conhecer a nós mesmos e buscarmos ultrapassar nossos próprios limites continuamente. Três alunos da UCS de Engenharia de Materiais estão fazendo os trabalhos de conclusão de curso na França. Eles são funcionários de grandes empresas da região e fiz questão de levar os termos de concessão das bolsas CAPES-BRAFITEC nas empresas e conversar com os chefes desses alunos, que mostraram grande satisfação na formação em Engenharia de Materiais.
Eu que talvez vcs não publiquem meu comentário.....NÃO EXISTE MERCADO DE TRABALHO EM CAXIAS PARA ENGENHEIRO DE MATERIAIS. Como o curso é novo e as empresas caxienses não têm perfil de inovação. Sou ENGENHEIRO de MATERIAIS, formado pela UCS a mais de 1 ano e meio e não consigo colocação no mercado. Estou atuando em outra área...eu preciso “sobreviver”. Os RHs não estão preparados para receber novos profissionais. Sempre tenho que explicar qual é o campo de atuação dos engenheiros de materiais.
Desenvolvimento de novos materiais abriu um campo promissor para o engenheiro de materiais
Foto:
Fernando Ramos BD
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.