Ciências Humanas | 27/09/2011 14h25min
Quem optar em seguir a carreira de Psicologia deve ter em mente sempre o interesse no ser e no comportamento humano. A dica é da coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul, Maria Elisa Fontana Carpena. Segundo a professora, o aluno deve ter interesse por leitura, para sustentar a prática da profissão baseada na teoria.
— A partir do 3º semestre do curso, começam as vivências práticas. Nós ofertamos quatro estágios básicos e, a partir do oitavo semestre, o aluno pode optar por duas ênfases: clínica e saúde ou trabalho e saúde — explica Maria Elisa.
Para uma carreira de sucesso, orienta Maria Elisa, é preciso seguir o conceito de educação continuada, sempre buscando se atualizar no campo de atuação. A inserção do profissional pode ser na psicologia social, clínica (na área de saúde), organizações (serviços em empresas), educacional (nas escolas).
— Agora temos subáreas da psicologia, como a psicologia do marketing, a psicologia jurídica, hospitalar. Tudo vai depender da habilidade e da capacidade de cada um — exemplifica a coordenadora.
O profissional pode atuar em clínicas, escolas, empresas, entidades comunitárias e de classe, hospitais, órgãos públicos e privados, casas asilares, clubes esportivos e recreativos, veículos de comunicação e consultórios.
O psicólogo promove a saúde psicossocial, buscando contribuir para o bem-estar individual e social. Desenvolve atividades de aconselhamento e psicoterapia (individual, familiar ou grupal), coordenação de grupos, desenvolvimento de equipes, desenvolvimento interpessoal, consultoria, recrutamento, seleção e treinamento de pessoal, orientação vocacional e profissional, diagnóstico individual e institucional.
Trabalho do psicólogo em consultório pode proporcionar uma boa renda mensal, mas exige muita dedicação do profissional
Foto:
Carlos Edler, BD
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.