Ciências Sociais Aplicadas | 27/09/2011 08h59min
Quer entender como é o trabalho do formado em Serviço Social? Acompanhe o que diz a assistente social Claudenise Maristela Fries. Ela trabalha em um abrigo de menores em Caxias do Sul. As histórias que ela relata demonstram bem como é o dia a dia desta profissão. Claudenise conta que as situações de abandono, maus tratos e abuso sexual são recorrentes. Estas, segundo ela, são as principais causas de ruptura familiar.
— Quando as crianças chegam aqui, são avaliadas com atendimento psicológico. Trabalhamos para que elas retornem aos seus lares. Além disso, garantimos os direitos básicos dessas crianças, como escola e atendimento à saúde — conta.
O bacharel em Serviço Social trabalha com análise e intervenção nas situações de vulnerabilidade social de famílias, grupos ou indivíduos. O assistente social identifica e garante os direitos fundamentais de crianças que sofrem abandono ou maus tratos, buscando compreender e articular a solução mais adequada para que essas famílias retornem ao convívio social com qualidade de vida e acesso dos direitos sociais.
— Aqui se lida com vidas. Uma "leitura" equivocada da situação pode causar muitos danos para a criança. Temos que ter muito cuidado em cada caso — alerta.
Claudenise fala ainda que muitas pessoas confundem o trabalho do assistente social com trabalho voluntário. Para ela, a formação universitária é muito importante.
— A profissão é confundida com trabalho voluntário, mas não é possível diagnosticar e fazer a intervenção sem nenhum conhecimento. Verificar a situação de uma pessoa é muita responsabilidade — determina.
O campo de atuação é bastante amplo. O profissional pode atuar em elaboração e execução de políticas e programas sociais, gestão das políticas sociais, como saúde, educação e habitação. Em órgãos públicos de âmbito federal, estadual e municipal ou nas organizações privadas, como empresas, ONGs. Planeja, coordena e executa programas, projetos e pesquisas sociais, assessora e supervisiona entidades sociais, indivíduos, grupos e organizações sociais.
Bacharel em Serviço Social trabalha diretamente com situações delicadas de vulnerabilidade em famílias, geralmente, sem estruturas sólidas. É um trabalho que demanda muito cuidado
Foto:
sxc.hu, divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.