Educação | 28/09/2011 08h50min
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou os detalhes a respeito da Conferência Estadual sobre o Ensino Médio que realizará neste semestre, e que culminará com a etapa estadual, em dezembro, na Capital.
— Nossa realidade exige mudanças e mediações. Precisamos conciliar a formação geral (Ensino Médio Politécnico) com a profissionalização necessária para a juventude (Educação Profissional) — destacou o titular da Seduc, Jose Clovis de Azevedo.
Em todas as etapas do processo de conferência, os participantes vão debater a proposta-base da Seduc, seguida das sistematizações de cada uma das fases. O documento deve chegar às escolas até o final de setembro, propiciando debate já na primeira quinzena de outubro.
O secretário enfatizou que a proposta que será debatida em cinco etapas - nas escolas, nos municípios, nas CREs, nas regiões e na Capital atende a diretrizes do Conselho Nacional de Educação, em processo de homologação pelo Ministério da Educação.
>> A Conferência
De acordo com o diretor pedagógico da Seduc, Silvio Rocha, a Conferência está estruturada em cinco etapas, mais a elaboração do documento final, prevista para janeiro de 2012. As discussões sobre a proposta-base da Secretaria iniciam pelas 1053 escolas do Estado que têm Ensino Médio.
Cerca de 24 mil professores estão convidados a participar do debate e definir a proposta que entra em vigor no 1º ano do Ensino Médio já em 2012. Depois da etapa escolar, municípios que têm mais de uma escola com o Ensino Médio realizam os seus debates na segunda quinzena de outubro, elegendo delegados para a etapa posterior.
Na primeira quinzena de novembro, as sistematizações municipais são levadas ao âmbito das CREs, quando serão eleitos os delegados para a etapa inter-regional, que será composta por nove encontros reunindo diferentes Coordenadorias, na segunda quinzena de novembro. O calendário das reuniões está sendo finalizado em conjunto com as CREs.
Na etapa inter-regional serão definidos os 400 delegados que virão a Porto Alegre em dezembro para ratificar o processo de discussão realizado ao longo dos quase três meses. Esses 400 delegados são representativos dos segmentos, respeitando proporcionalidade (300 professores - 75%; 60 alunos - 15%; 20 funcionários - 5%; e 20 pais ou responsáveis - 5%).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.