Educação | 25/09/2011 09h40min
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou para o Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente a proposta de mudança no currículo do Ensino Médio.
A iniciativa prevê a articulação entre o Ensino Médio e a preparação para o mundo do trabalho, a realização de pesquisas e a integração entre as diferentes áreas do conhecimento. A reunião foi presidida pelo diretor-geral adjunto da Seduc, José Thadeu Rodrigues, e contou com a participação da assessora de Ensino Médio do Departamento Pedagógico, Vera Ferreira, que apresentou o projeto de reformulação do Ensino Médio.
A alteração do currículo será debatida em uma Conferência Estadual que terá cinco etapas: escolar, municipal, regional (Coordenadoria Regional de Educação - CRE), inter-regional e estadual. Cada etapa elegerá delegados para a etapa seguinte. Haverá a participação de professores e estudantes. Na fase estadual serão convidados a participar universidades e sindicatos.
As mudanças no Ensino Médio buscam superar a situação atual que apresenta uma defasagem idade-série de 30%, um índice de abandono de 13%, principalmente no 1º ano, e de 21 % de reprovação. Outro desafio é trazer para a escola os 84 mil jovens, em idade de cursar o Ensino Médio, mas que estão fora da sala de aula.
No âmbito da Educação Profissional, a reformulação do currículo busca articular os cursos técnicos com os arranjos produtivos locais e as necessidades de desenvolvimento do Estado, bem como com a modernização tecnológica.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.