Artes, Arquitetura e Design | 20/09/2011 07h10min
A educação musical proporciona ganhos que vão muito além da própria habilidade e é necessária para o desenvolvimento pleno do ser humano. A música surge relacionada à valorização dos aspectos vitais e essenciais como sociabilização, segurança e autoestima, além do desenvolvimento cognitivo e psicomotor.
Para a coordenadora do curso de música da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Patrícia Pereira Porto, a música é uma forma de discurso onde as ideias acerca de nós mesmos e dos outros são articuladas em formas sonoras e, por isso, persiste em todas as culturas e encontra um papel em vários sistemas educacionais.
— Todos nascem com habilidades diferentes, em maior ou menor grau. Isso não significa que não as devamos desenvolver. Música poder ser aprendida e deve ser desenvolvida — explica.
O profissional formado em música estará apto a atuar como docente na área de educação musical nas escolas de ensino fundamental e médio. O curso também proporciona o embasamento teórico necessário para segmento dos estudos nos cursos de pós-graduação, atendendo àqueles que almejam a docência universitária ou trabalhar com pesquisa na área de música.
Há campo de atuação crescente no mercado nacional nas áreas de produção musical para cinema, televisão e internet. Para quem almeja atuar em orquestras, o curso pode ser um bom norte.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.