Ciências Humanas | 15/09/2011 11h50min
Para quem gosta de conviver com adolescentes e busca sempre por novos conhecimentos, o curso de Letras - Português pode ser uma boa alternativa na hora de escolher a profissão.
Os desafios são grandes nesta carreira. A responsabilidade de ensinar e formar cidadãos é uma tarefa nada fácil. A professora Carine Turella atua há três anos numa escola da rede pública de Caxias do Sul. Uma das principais dificuldades na profissão, segundo ela, é o desinteresse em sala de aula por parte de alguns alunos. Carine aponta que a preferência deles vai para outras atividades, colocando muitas vezes os estudos como algo secundário. Tudo isso a leva a ter pulso firme no dia a dia com os estudantes.
— Os alunos acham que não é necessário prestar atenção na explicação do professor. Eles acreditam que podem chegar em casa e pesquisar sobre o assunto da aula na internet e que isso será suficiente para aprender o conteúdo. Temos que ficar atentos — expõe a professora.
Sobre a carreira, Carine destaca que o professor precisa seguir estudando, mesmo depois de formado, para estar atualizado nas tendências.
— O professor, hoje, precisa dominar diversos assuntos e não somente sobre a disciplina que ministra. E, além disso, é preciso ter pulso forte para garantir autoridade em sala de aula — indica.
Professor, INFELIZMENTE, é uma carreira em declínio no Brasil. Salários miseráveis e muitos sãomaltratados por seus alunos, inclusive os pais destes que acham que somente a escola é reponsável pela educação dos filhos.
Alunos dão preferência para outras atividades, colocando os estudos como algo secundário
Foto:
Renata Sirtoli
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.