Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Você fala com os amigos, grita naquele momento de raiva, resmunga para o chefe, sussurra no pé do ouvido do namorado e canta no banheiro... Ou seja, o silêncio realmente não é o seu forte e se manifestar é preciso! Mas quando aquela rouquidão começa a aparecer é que você vê a falta que o bom som das suas cordas vocais faz! Afinal, qual é a importância que você dá à sua voz?
Nesta segunda-feira, 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz, e foi pensando nisso que o hagah buscou algumas dicas de como cuidar desse bem tão precioso.
Segundo a fonoaudióloga Celine Mikito Alves, a fadiga vocal e a ardência são alguns dos sintomas iniciais de que a voz precisa de uma atenção maior. “A partir desses sintomas, a pessoa pode evoluir para um quadro de rouquidão, chegando até a perder a voz. Aí é preciso ficar atento”, explica.
Para quem trabalha muito com a voz como professores, médicos, jornalistas, atores e cantores, a hidratação é importante, e nesse hora a água é um grande aliado. “As pregas (ou cordas) vocais vão ficando ressecadas, principalmente para quem trabalha em um ambiente fechado, por exemplo, que tem ar condicionado. A pessoa pode não competir com os ruídos de um ambiente aberto, mas se o ar condicionado estiver presente, é tão prejudicial quanto”, analisa Celine.
Se você fuma e ainda não largou esse vício, atenção: o cigarro resseca as cordas vocais, fazendo com que você fique rouco. Outro problema do cigarro é que você vai precisar forçar mais a musculatura para falar.
Foto: Luís Prates, Especial
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, no mundo, o câncer da laringe é o segundo câncer do aparelho respiratório, sendo o mais comum entre os diversos tipos de câncer da cabeça e do pescoço. A mais recente estimativa mundial apontou a ocorrência de cerca de 129 mil casos novos por ano, sendo responsável pelo óbito de, aproximadamente, 70 mil pessoas por ano. A incidência é maior em homens com idade acima dos 40 anos.
Os sintomas mais comuns são a rouquidão duradoura e a infecção persistente. A dificuldade de engolir o alimento (disfagia) com alguma dor ou sensação de queimação pode ser outro sintoma do câncer de laringe, assim como a dispneia ou falta de ar, o mau hálito (halitose), a perda de peso ou, mais raramente, a dor no ouvido. Quando diagnosticado em estádios iniciais, o câncer da laringe possui alto poder de cura (80% a 100%).
E você sabia que os chocolates derivados de leite deixam a saliva mais grossa? “Eles deixam a voz sem brilho, a saliva fica mais espessa, e com isso eu vou perdendo a projeção vocal”, revela a fonoaudióloga, que deu outras dicas para uma voz saudável:
» Coma maçã: ela é um bom aliado da voz e tem função adstringente, ou seja, tira a secreção.
Foto: Paolo Neo / FreeStockPhoto, Divulgação
» Evite falar durante quadros gripais e crises alérgicas. O esforço vocal acaba sendo maior, e isso prejudica a voz. E se estiver usando remédios (aspirinas ou diuréticos, por exemplo), cuidado redobrado: eles deixam a mucosa ainda mais sensível.
» Pra reforçar mais uma vez, cigarro e bebida alcoólica não estão com nada! O álcool tem a falsa sensação de aquecer, mas acaba irritando as vias respiratórias.
» Nas crianças, fique atento aos sinais de rouquidão prolongados (dois ou mais dias). “Crianças cantam, imitam bichos, algumas falam demais... Vale olhar se quando elas falam, as veias ficam elevadas. O esforço pode ser muito grande”.
Foto: Sxc, Divulgação
» Aquela velha conversinha que sua mãe e sua avó falam pra você: “Espere um pouco porque essa água tá muito gelada” ou “cuidado com essa bebida muito gelada”, está valendo! É o famoso choque térmico, portanto, dê ouvido aos mais velhos!
Neste ano, a Campanha da Voz, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, conta a participação dos cantores Victor e Leo (clique aqui e saiba mais sobre a campanha!)
(com informações do Instituto Nacional do Câncer - INCA)
HAGAH PR
A fadiga vocal e a ardência são alguns dos sintomas iniciais de que a voz precisa de uma atenção maior
Foto:
Sxc
/
Divulgação
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS