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Como cativar as pessoas falando menos em 5 passos

Saiba utilizar a linguagem corporal para se fazer escutar e ser bem-sucedido em reuniões com clientes e colegas de trabalho

Ninguém pode obter tudo o que quiser se olhando em um espelho sozinho. Em um ambiente de trabalho, é fundamental prestar atenção na própria linguagem corporal. Aparência sempre ajuda, mas o que conta mais em uma reunião ou encontro de negócios é a sua linguagem corporal, um comunicação subliminar que atinge os interlocutores sem que eles se deem conta.

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Ou seja, é possível cativar sua plateia sem que as pessoas saibam o motivo pelo qual não conseguem tirar os olhos de você. É algo que cria uma sintonia, uma vibração que as pessoas adoram.

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Há quem já nasça com esse talento, pessoas que, enquanto falam, seu magnetismo faz com que seus olhos brilhem, enquanto todos seguram o fôlego como que hipnotizados por suas palavras. Mas, as pessoas comuns precisam aprender a desenvolver esta habilidade, seja para se sair melhor em público, cativar clientes ou conseguir expor seus pontos de vista mais satisfatoriamente em uma reunião.

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A seguir, citamos 5 maneiras de fazer com que as pessoas fiquem encantadas com você em situações do ambiente de trabalho.

1. Mantenha um bom contato visual
Contato com os olhos é de uma importância enorme. Imagine falar com alguém que nunca olha para você, nem sequer uma vez. Alguém assim parece desligado, pois desliza o seu olhar para as paredes e dali para as janelas ou para o chão, mas nada de dirigir o olhar para você, que está explicando um problema ou uma nova ideia para atingir as metas. A sensação é de que não estão lhe escutando ou que as suas palavras são vãs, não possuem força para interessar os seus colegas, supervisores ou parceiros potenciais. No final da apresentação, a impressão é de que seu tempo foi jogado fora.

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Um bom contato visual estabelece conexão entre quem fala e o ouvinte. O contato visual mais intenso deve vir de quem está ouvindo para a pessoa que está falando, como se a visão fosse um canal de dados, e o olhar envolvesse todos em uma comunicação por meio da linguagem corporal.

Cuidado para não ser demasiado intenso: pode ter o efeito oposto. Tente manter contato visual durante cerca de 70% da conversa. As mulheres em geral são muito melhores em fazer contato com os olhos ao escutar, então, educadamente, tente olhar mais para elas.

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2. Postura franca e simples
Um indivíduo muito confiante é capaz de ter uma boa postura, mas, se for desleixado, cria a impressão de que é desorganizado, sem ambição, e indisciplinado. Um comportamento muito cool também pode passar antipatia. Uma boa postura diz muito sobre alguém e deve ser bem trabalhada antes de uma palestra ou apresentação de resultados, por exemplo, como no caso de um executivo de negócios. Use exercícios de postura para aprender a dominar esta habilidade: coluna ereta, peito para a frente, ombros relaxados. A posição do corpo deve ser de quem é franco, nada tem a esconder, mas sem parecer arrogante. Entusiasmo verdadeiro é também fundamental.

Além disso, um bom orador é também um bom ouvinte e se inclina em direção a sua plateia, ao ser indagado, como se tentasse se aproximar. Este é um gesto submisso temporário para facilitar a troca de ideias. Não fique tão perto a ponto de seus ouvintes sentirem o seu hálito: basta inclinar-se para a frente um pouco como se fizesse um esforço consciente para ouvir suas palavras.

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3. Cabeça firme
Manter o seu queixo para cima e no nível da cabeça é uma boa maneira de transmitir confiança interior. Quando você está ouvindo, incline a cabeça ligeiramente para frente, para transmitir a sensação de que concorda com o que seus ouvintes estão dizendo. Dê também um aceno ocasional de afirmação com a cabeça, para mostrar que está acompanhando o que dizem. Se você não concorda com alguma coisa, tenha cuidado com o aceno, pois pode ser considerado como um sinal de consenso.

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4. Brilho sincero nos olhos
Um rosto animado é muito importante para ser alguém atraente. Ninguém gosta de falar com quem parece ter um humor sombrio, nunca sorri e não transmite personalidade com suas expressões. Não que isso signifique que você tenha de manter um "sorriso de aeromoça" ou de batatinhas smile: sorria com naturalidade e com entusiasmo. Contudo, é impossível forçar um sorriso com os olhos. Pense nisso ao expressar suas emoções. Não basta mostrar dentes brancos e brilhantes: sua alegria deve vir de dentro.

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5. Proximidade
Estar próximo de alguém quando se comunica também cria conexão, mas ficar perto demais muito rápido vai causar desconforto nas pessoas. O melhor a fazer nesse caso é testar um pouco de cada vez determinadas distâncias que lhe pareçam naturais, e julgar a reação de cada pessoa. Isso porque a comunicação e o senso de distância “segura” variam de cultura para cultura.

Norte-americanos, por exemplo, costumam manter uma distância maior entre si quando falam, enquanto no Brasil a proximidade entre interlocutores é muito menor – muitos não se contentam em falar, mas abraçam ou sacodem um aperto de mão de modo tão forte que muitas vezes beira o desconforto.

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Se seus ouvintes mantiverem uma distância muito além do espaço seguro ou correrem para o corredor mais próximo alegando um compromisso, por favor, não os persiga: eles não desejam esta comunicação, e você deve respeitar isso e se interrogar, talvez, o porquê desse compostamento de evitação.

Agora, você já sabe: se quiser causar uma boa impressão em uma entrevista, reunião ou visita a clientes, use menos os lábios e mais o seu corpo. Uma simples mudança na linguagem corporal pode criar uma excelente e duradoura impressão de quem você é – mais do que suas palavras.

(Com dados da Forbes.)


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