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As crianças que praticam atividades físicas, na hora do recreio, nas aulas de educação física ou no caminho para casa, apresentam um melhor rendimento na escola. É o que indica uma revisão de estudos publicada na revista cientítica Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. Os dados são publicados num momento em que as escolas americanas, em geral, cortam o tempo dedicado à atividade física para investir em mais horas de preparação para os exames, provas.
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Amika Singh, que trabalhou na investigação, afirma que os dados mostram que os colégios deveriam priorizar tanto o estudo quanto o exercício físico, e que as famílias dos alunos deveriam ter a mesma atitude em casa.
— Poderia ser um descanso ativo, como se levantar a cada meia hora na classe e fazer algo — disse Amika, do Centro Médico da Universidade de Amsterdã. — Também poderia ser ir para a escola de bicicleta, ou qualquer outra atividade física. Não estou me referindo apenas às aulas de educação física.
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Ela e sua equipe analisaram 14 estudos nos quais os autores comparam a atividade física da criança com as suas notas nas disciplinas de matemática, língua, cultura geral e exercícios de memória. A investigação incluiu dois tipos de avaliações.
Dez foram estudos de observação, nos quais os autores perguntaram a pais, professores e estudantes o seu nível de atividade. Depois os alunos foram acompanhados durante alguns meses ou anos para avaliação de seus resultados acadêmicos.
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Nos outros quatro estudos, um grupo de crianças teve mais tempo em aulas de educação física e de outras atividades físicas. E suas notas foram comparadas com as de um grupo que não recebeu essa atividade física extra.
Quando os pesquisadores perguntaram aos estudantes quanto tempo se dedicavam a fazer exercícios, constataram que os grupos com o maior índice de atividade física apresentaram melhor rendimento escolar. Alunos com um adicional de 90 minutos de exercícios na semana tiveram melhores resultados em testes de ortografía, leitura e matemática, além de terem ganhado menos peso durante os três anos seguintes.
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Uma hipótese para explicar o benefício da prática de atividade física no rendimento escolar é que as crianças e adolescentes se comportar melhor, se concentram mais na hora dos exercícios, ou a atividade física melhora o fluxo de sangue para o cérebro e aumenta a disposição.
Pesquisas recentes indicam que muitas crianças americanas não têm a quantidade ou horas de educação física e de recreio recomendadas, segundo a Associação Americana do Coração, que indica duas horas e meia de educação física por semana e 20 minutos de recreio por dia.
DONNA ZH ONLINE - AGÊNCIA O GLOBO
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