Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
O quadro Medida Certa, exibido no Fantástico durante o mês de junho e que teve como personagens os jornalistas Zeca Camargo e Renata Ciribelli, inspirou muita gente pelo Brasil inteiro a mudar os hábitos alimentares e incluir a atividade física na rotina diária. Todos sabem que essa combinação é a ideal para uma vida saudável, mas como começar a mudança? Milagre, lembra a nutricionista Adriana Angela Roveda Chastalo, não existe.
“Muitas pessoas procuram ajuda, mas não querem muito esforço. Eles querem medicamentos e fórmulas milagrosas, mas isso não existe. As pessoas que realmente querem emagrecer devem procurar uma equipe multidisciplinar, que inclui um médico, um nutricionista, um educador físico e quem sabe um psicólogo para uma avaliação psicológica. Não existe mágica para emagrecer”, enfatiza a nutricionista.
>> Nutricionistas em Curitiba
Gorduras e doces são os grandes vilões de uma boa dieta, e muitas vezes eles estão camuflados nos mais diversos alimentos. Para cada organismo, uma reeducação alimentar diferente. “Primeiro, é preciso fazer um balanço do que é ingerido. Hoje em dia os alimentos mais consumidos são os industrializados, em detrimento aos alimentos naturais e mais saudáveis. Então, a pessoa deve prestar atenção à comida e gastar energia para emagrecer. Essa é, sem dúvida, a dobradinha certa para quem quer emagrecer”, lembra a especialista.
E para gastar essa energia, a atividade física é fundamental. Ela deve ser vista como por todos como um “hábito de higiene”, assim como se escova os dentes todos os dias. “A atividade física deve ser feita com regularidade, independente de emagrecimento. Atividade física é saúde”, reforça Adriana.
>> Academias em Curitiba
Foto: Divulgação hagah
Segundo a professora da Cia Athletica Curitiba e personal trainer Mônica Delattre, a falta de dinheiro não deve ser desculpa para o sedentarismo. Quem não pode pagar uma academia deve investir em caminhadas. “A pessoa pode fazer uma caminhada de 30 minutos, por três vezes por semana, e ao longo do tempo ir aumentando a velocidade e a duração do exercício. O que ela tem que saber é que as coisas não acontecem de uma hora pra outra. Deve respeitar o limite do corpo”, lembra.
>> TOP 10 das atividades que mais queimam gordura
Quem ainda não faz da água a principal bebida do dia, deve se atentar a isso. A água ajuda a eliminar toxinas, diluir e eliminar as impurezas que podem prejudicar o emagrecimento. “A água hidrata as células do corpo, e evite o envelhecimento precoce. E no inverno essa atenção deve ser maior, porque geralmente tomamos menos líquido. Os sucos podem ser uma boa opção, mas tem que cuidar com a quantidade de açúcar. Outra dica que sempre damos é a água de coco: é uma das melhores coisas que existem para reposição hídrica”, alerta Mônica.
Foto: Sxc, Divulgação
>> Diferenças em se treinar com personal trainer
Confira outras dicas das especialistas para entrar em forma com saúde:
:: As refeições devem ser de três em três horas, para que os níveis de glicemia fiquem estabilizados no sangue e promovam a perda de gordura. “É preciso se alimentar de forma equilibrada e variada várias vezes ao dia, inclusive no jantar, contendo boas doses de carboidratos, proteínas e reduzidas doses de gordura”, conta Adriana. A personal trainer Mônica lembra que sempre é bom carregar uma barrinha de cereal na bolsa para que, se acontecer um pico de fome durante o dia, você já tem o que comer!
>> Grupos de corrida são uma boa opção para sua saúde
:: Evite excesso de gorduras e, principalmente frituras a noite, pois além de aumentar a ingestão calórica, dificultam o processo de digestão.
Foto: Divulgação
:: Além das boas escolhas alimentares, o ato de se alimentar deve ser lento. “As garfadas devem ser pequenas, mastigando bem cada porção que se leva a boca, para que gere saciedade”, explica Adriana.
:: Beba água! Por dia, o corpo humano gasta, em média, 500 ml para eliminar água pela sola dos pés, dois a quatro copos para eliminar pela respiração, dois copos para eliminar pela transpiração e três copos para eliminar pela urina. Dez copos de 200 ml de água por dia é o que um adulto perde de líquidos corporais. Adriana dá uma dica infalível para não se esquecer de tomar água durante o dia. “Carregue dez moedas no bolso, onde cada moeda simboliza um copo de 200 ml. A cada copo tomado retira-se a moeda do bolso. O saldo tem que ser negativo ao fim do dia, portanto, o bolso deve ficar sem moedas”.
>> Tomar água emagrece?
:: Prefira as refeições tradicionais e não faça trocas por shakes, por exemplo. “Trocar refeições por shakes não são aconselháveis. O ideal é o tradicional arroz, feijão, salada e carne. “Os shakes fazem com que você perca gordura de uma forma mais rápida, e você vai ter a falsa sensação de que está emagrecendo de forma efetiva. Na alimentação você repõe vitaminas, sais minerais, o que o shake não tem. A alimentação fornece componentes para que o corpo, que são essenciais”, lembra a personal trainer.
:: Num processo de emagrecimento, muita gente apenas retira itens da alimentação, mas o ideal é incluir coisas saudáveis. “Frutas, cereais e muito líquido devem conter no seu cardápio. Se deu vontade de comer um doce, coma uma fruta, e depois passe pelo processo de tirar gorduras e frituras. Abuse das saladas também”, completa Mônica.
Foto: Stock Photos, Divulgação
:: As mudanças no corpo e na alimentação não acontecem da noite para o dia. Respeite seu corpo. “A pessoa tem que entender que emagrecer é um processo. Nada acontece de uma hora para a outra. A adaptação é necessária”, finaliza a professora.
HAGAH PR
Apostar numa alimentação saudável, juntamente com a prática regular de exercícios físicos, são as dicas dos especialistas
Foto:
Sxc, Divulgação
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS