Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
É possível conhecer Curitiba de várias formas: pela Linha Turismo, pelas linhas normais de ônibus, com um táxi ou então... de bicicleta! E a não ficamos devendo nada! Levantamento que está sendo feito revela que a cidade tem mais de 100 km de ciclovias. Curitiba possui uma das maiores malhas cicloviárias do Brasil. A primeira está no Rio de Janeiro (160km).
:: Já pensou em fazer turismo em duas rodas em Curitiba? Por onde você andaria?
O início
A rede cicloviária de Curitiba começou a ser implantada em 1977, na Avenida Victor Ferreira do Amaral. Em 1980, foram construídos 35 km de ciclovias, do Parque da Barreirinha à Cidade Industrial de Curitiba. A partir daí foram implantadas ciclovias nos parques da cidade, ao longo de fundos de vale e também ao longo da linha férrea.
Uma pesquisa feita em 2008 pela Prefeitura de Curitiba revelou que 86% dos ciclistas usam este meio de transporte em seus deslocamentos para o trabalho e 77% afirmaram que utilizam a bicicleta todos os dias. A maioria acha que o transporte por bicicleta deve ser incentivado - 93%. Mais de 26% vêm da Região Metropolitana de Curitiba. Foram entrevistados 2825 ciclistas em diferentes regiões da cidade.
Mobilidade urbana com uso da bicicleta como transporte
Estimular o uso da bicicleta não só como lazer ou prática esportiva, mas como meio alternativo de transporte é uma das prioridades da Prefeitura de Curitiba. O Plano Diretor Cicloviário criado pela IPPUC estabelece como será a expansão da rede de infraestrutura cicloviária existente, considerando a malha viária da cidade e a necessidade de conexão com a região metropolitana.
A ideia é que este plano desenvolva todos os projetos de urbanização e revitalização de ruas e definirá as tipologias que se pretende implantar: ciclovias, ciclofaixas, circulação compartilhada, faixa compartilhada, rotas cicláveis... .
A rua Toaldo Túlio, lá em Santa Felicidade, por exemplo, integra outro projeto chamado de Nossa Vizinhança, e terá uma área de circulação compartilhada em seus 5,5 km.
Quer saber por onde as ciclovias passam? Veja o nosso PDF do lado direito!
Com dados do IPPUC
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS