Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Cuidar da nossa alimentação já não é uma coisa fácil. Às vezes, nos privamos de um doce aqui, outro acolá, e maneiramos nos excessos dos finais de semana, tudo para não ultrapassar o peso ideal e ficar em forma. Atividades físicas também estão na rotina de quem quer ficar com tudo em cima.
>> Confira o especial Saúde da Criança
Mas quando o assunto é a alimentação das crianças, o cuidado deve ser redobrado. Afinal, elas adoram devorar biscoitos recheados, sanduíches e batatas fritas. E o resultado final disso tudo pode ir para a balança. Mas como controlar a alimentação dos pequenos? Se eles apresentarem sobrepeso, é certo colocá-los numa academia? Quais exercícios são proibidos? Conversamos com a endocrinologia pediátrica Grasiele L. Martins, membro da Endocrine Society, do American Association of Clinical Endocrinologists e embaixora do Brasil pelo American Biographical Institute, que esclareceu essas dúvidas e reforçou: “para cada idade tem uma atividade física que deve ser mais estimulada”.
hagah: Muitos pais, quando observam que os filhos estão “gordinhos”, não dão a devida importância pois consideram que “eles estão em fase de crescimento”. Até que ponto isso não deve ser uma preocupação?
Dra. Grasiele Martins: O ser “fortinho” tem limites. Existem várias formas pra saber se o aumento de peso está em excesso. Métodos tradicionais são o IMC (Índice de Massa Corporal) e Circunferência Abdominal, medidas estas que têm valor de referência diferente conforme a idade, sexo e altura da criança. Um método já disponível nos consultórios e bem mais completo é a bioimpedanciometria, que analisa através de eletrodos colocados na pele ou infra-vermelho, o que seria ideal pra aquela criança incluindo análise do metabolismo basal.
>> Endocrinologistas pediátricos em Curitiba
hagah: A criançada tem energia pra dar e vender. Brincadeiras em casa, na escola e aulas de educação física, por exemplo, são suficientes para uma criança queimar as calorias quando está acima do peso?
Dra. Grasiele Martins: Depende. As brincadeiras em casa e na escola devem compreender atividades aeróbicas como bicicleta, dança, pular corda, “pega-pega”, pular “amarelinha”. Deve-se investir no máximo duas horas por dia entre TV e video-game/computadores. Temos que passar a ideia que atividade física também é uma atividade prazerosa, assim como é legal comer sua guloseima preferida. Geralmente os pais já não gostam ou não têm tempo de praticar atividade física e inconscientemente passam pra criança uma ideia de que se movimentar é chato.
hagah: É aconselhável a prática de atividade física para uma criança?
Dra. Grasiele Martins: Sim, sempre! Mas para cada idade tem uma atividade física que deve ser mais estimulada, visto que vai de encontro com a fase do desenvolvimento neurológico e muscular da criança. De um modo geral, crianças menores devem ser estimuladas com atividades lúdicas pra desenvolver mais a coordenação motora grosseira. Crianças maiores e adolescentes já podem fazer atividades que têm coordenação mais delicada.
>> Academias para crianças em Curitiba
hagah: A partir de que idade os pais podem colocar os filhos numa academia?
Dra. Grasiele Martins: Atividade física não tem idade limite de início ou término. Mas já temos academias preparadas pra receber crianças e adolescentes, com uma programação específica pra cada idade. Se não tiver uma academia dessas próximo de casa, o que pode fazer é associar o trabalho de um personal trainer com orientação médica, de preferência um endocrinologista pediátrico, que poderá avaliar bem a fase do crescimento e que tipo de atividade física seria a ideal para o objetivo que a criança precisa alcançar.
hagah: Estudos mostram que uma criança obesa tem 50% de chance de se transformar em um adulto obeso. Como os pais podem ajudar os filhos a não participarem dessa estatística?
Dra. Grasiele Martins: É isso mesmo! Infelizmente esta estatística está cada vez mais se tornando visível nos consultórios médicos. Só que devemos lembrar: quem ofereceu ou permitiu oferecer guloseimas, refrigerantes, fast food para as crianças foram os pais, avós ou cuidadores (babás). Uma criança pequena não vai ao mercado sozinha e faz as compras da casa. Portanto, mesmo com o corre-corre do dia-a-dia, os pais têm que tentar fazer um planejamento melhor da rotina, dar um bom exemplo de hábitos saudáveis e serem pulso firme com as crianças, que adoram fazer um charme e conseguir tudo o que querem.
hagah: Quando a maturação óssea da criança ainda não está completa, quais exercícios devem ser evitados?
Dra. Grasiele Martins: Os únicos exercícios que devem ser evitados são a musculação com carga muito pesada. E claro, atividade física em excesso, sem períodos de descanso, também devem ser evitados.
HAGAH PR
Métodos tradicionais como IMC e a circunferência abdominal são bons referenciais para saber se a criança está com peso normal ou já está na turma dos "fofinhos"!
Foto:
Danny Bittencourt, Querosene, Divulgação
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS