Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Aquela música do ratinho tomando banho, do programa Castelo Rá-Tim-Bum, diz tudo! “Meu pé, meu querido pé que me aguenta o dia inteiro...” E ele aguenta mesmo! Se está chovendo, você coloca um calçado fechado pra se proteger; se o calor dá o ar da graça, as mulheres usam e abusam das sandálias, rasteirinhas e chinelos; para os esportistas, o tênis é o fiel companheiro. E lá está o pé, realmente te aguentado o tempo todo!!
Mas muita gente não dá a atenção devida para os cuidados com essa parte do corpo. Hábitos errados e a higiene incorreta deixam a saúde dos pés numa situação complicada.
>> Anjo do Pé - Podologia
>> Clínica de Podologia - Clediane Monteiro Fiorese
>> Clínica do Pé & Saúde
>> Mais podólogos em Curitiba
“Usar calçados desconfortáveis, por exemplo, agrava a situação. Procure sempre lavá-los diariamente e usar meias de fibras”, conta Yannick Brasil Coelho, administradora da Podológica Clínica de Podologia.
E se aparecer algum problema com os pés, como unha encravada ou calos, saiba que há profissionais que tratam as consequências das agressões que eles sofrem: os podólogos.
“No Brasil, a podologia como ciência ainda é nova, por isso muitos tabus e desinformações ainda são comuns”, lembra Yannick, que ainda tirou algumas dúvidas sobre os tratamentos mais comuns e deu algumas dicas de como manter os pés com a saúde sempre em dia.
Foto: Podológica Clínica de Podologia, Divulgação
hagah: O que a podologia trata?
Yannick Brasil: A podologia trata as consequências das agressões que os pés sofrem tanto pelos hábitos errados (uso de calçados inadequados, meias sintéticas e higiene incorreta), bem como fatores congênitos e hereditários.
>> Saiba por que roer unhas pode causar problemas à saúde
hagah: Quais são as reclamações mais frequentes dos pacientes?
Yannick Brasil: Dentre os tratamentos mais comuns estão a onicocriptose (unha encravada), a correção de unhas que têm tendência a encravar (órtese), fissuras (rachaduras que surgem principalmente no calcanhar), e também calos e calosidades. Mesmo as pessoas que não apresentam problemas nos pés podem usufruir dos serviços prestados por um podólogo.
hagah: O que ocasiona, por exemplo, a unha encravada? E como preveni-la?
Yannick Brasil: As unhas dos dedões (hálux) do pé têm uma tendência maior ao encravamento. As causas mais prováveis são o corte de maneira incorreta das unhas e sapatos apertados. As unhas podem ser sede de infecções por fungos (micose de unha), causando deformidades das mesmas; e por bactérias, levando a inchação e vermelhidão em torno delas.
>> Como funcionam os exames de distúrbios do sono
hagah: Quais os serviços mais procurados?
Yannick Brasil: Tratamento de unhas encravadas e fissuras plantares, colocação de órteses e retiradas de calos e calosidades. O ideal é fazer a prevenção com a ajuda de um profissional experiente em podologia.
>> Os pés de quem tem diabetes precisam de cuidados especiais. Clique aqui e confira!
hagah: Quais os cuidados que a pessoa deve ter para manter a saúde dos pés sempre em dia?
Yannick Brasil: as dicas são: não insista em usar calçados que lhe causem desconforto; lave os pés diariamente e seque-os também, especialmente entre os dedos; hidrate-os diariamente; use meias de fibras naturais e troque-as todos os dias. O ideal, também, é consultar um podólogo regularmente.
HAGAH PR
Hábitos errados e a higiene incorreta deixam a saúde dos pés numa situação complicada...
Foto:
Divulgação
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS