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Vino! tem novas opções de vinhos da Toscana

Novidades são das vinícolas Tenuta Vitanza e Testamatta

Duas respeitadas vinícolas da Toscana (Itália), fazem parte das novidades que a importadora Magnum traz ao mercado brasileiro com exclusividade. São elas a Tenuta Vitanza, que em pouco mais de 15 anos já conquistou renome, e Testamatta, conhecida pelo toque artístico na criação de seus vinhos. Os rótulos dos dois produtores são distribuídos no país pela Magnum. Em Curitiba, podem ser encontramos em lojas como as da rede Vino!. Conheça um pouco mais sobre as vinícolas e seus vinhos:

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Testamatta
A história da vinícola Testamatta está intimamente ligada à arte. Seu fundador, Bibi Graetz, cresceu entre telas e pincéis, numa família de artistas. Uvas e videiras eram temas frequentes de suas obras. Anos mais tarde, transferiu sua criatividade e paixão para a viticultura e a elaboração de vinhos.

A intuição fez o produtor compreender que o território da Vincigliata, em Fiesole, tinha forte potencial para a viticultura, algo até então desconhecido por muitos. O solo é essencialmente composto por argila e marga, rico em sais, como fósforo, potássio e magnésio. Estes elementos, juntamente com a areia, permitem a obtenção de um equilíbrio único e a elaboração de vinhos com o autêntico caráter da região.

A azienda possui 4 hectares de vinhedos próprios e mais 10,5 hectares alugados que são controlados pela Testamatta. Com idade das vinhas variando de 15 a 60 anos, as uvas crescem em ambiente extraordinário – a partir da propriedade, vislumbra-se Florença. A uva principal é a Sangiovese (65-70%), seguida pela Colorino e Canaiolo (30%).

Vinhos:

Casamatta IGT Toscana Rosso 2008
Com coloração púrpura profunda, é marcante ao olfato. Com corpo que fica entre o leve e o médio, é estruturado com taninos macios e acidez suave. Possui ainda final persistente. Somou pontuações de destaque: Robert Parker 87 pontos; Wine Spectator 88 pontos.
Preço: R$ 55,00

Grilli del Testamatta IGT Toscana Rosso 2007
Produzido com uvas: 75% Sangiovese, 15% Colorino e Canaiolo 10%. Aromas complexos de baunilha e cereja. Encorpado, é um vinho que desperta muito interesse tanto ao paladar como ao olfato. Taninos sedosos, apesar da potência. Tem pontuações como: Robert Parker 88 pontos; Wine Spectator 91 pontos.
Preço: R$ 110,00

Soffocone di Vincigliata IGT Toscana Rosso 2007
Traz um corte de 90% Sangiovese, 7% Colorino, 3% Canaiolo. É uma edição limitada da vinícola, que expressa um terror muito interessante, uma vez que é elaborada com uvas de apenas um vinhedo. O resultado é um vinho de características fortes. Taninos arredondados e rico ao paladar.
Preço: R$ 165,00

Testamatta IGT Toscana Rosso 2007
Aliando presença duradoura e macia, apesar de poderosa, é um legítimo super Toscano, com o corpo que caracteriza estes clássicos vinhos da região. Uvas: 85% Sangiovese, 15% Canaiolo. Tem pontuação destacada: Robert Parker 93 pontos; Wine Spectator 95 pontos.
Preço: R$ 460,00

Tenuta Vutanza
Fundada em 1994, a Tenuta Vitanza levou pouco tempo para ser apontada como uma das grandes vinícolas da Toscana. O primeiro Brunello di Montalcino, elaborado com uvas da safra do ano de 1995, obteve pontuações surpreendentes para uma empresa tão jovem: nada mesmo que 93 pontos no Wine Spectator. Um começo espetacular para uma empresa criada sem grandes pretensões.

Tudo começou quando Rosalba Vitanza e seu marido, Guido Andretta, foram visitar um amigo da região de Montalcino. Apaixonados pelo local, compraram uma pequena quinta, com origens medievais, fundada em 1600. Rosalba dedicou-se ao cultivo de uvas e preparação de vinhos inicialmente como um hobby, com a ajuda de alguns enólogos da região.

Rapidamente a vinícola conquistou seu lugar ao sol. Novas áreas foram sendo compradas aos poucos e, em 2002, Rosalba convenceu seu marido, Guido, a abandonar seus negócios para se dedicar exclusivamente à empresa da família. Desde então, construíram uma nova sede, montaram estrutura turística numa bela aldeia de montanha, em Torrenieri Montalcino, e não pararam mais de conquistar fãs e adeptos, graças à qualidade dos vinhos.

Em 2005, a Tenuta Vitanza recebeu destaque no famoso Guia Gambero Rosso pela qualidade dos vinhos da safra 2000. Tenuta Vitanza é uma das empresas na Província de Siena que está implantando o sistema da rastreabilidade via web. Por meio dele, cliente poderá levantar toda a história da uva e do vinho que vai degustar, além de informações técnicas de elaboração e conservação.

Vinhos:

Volare IGT Toscana
Uvas: 100% Sangiovese
Álcool: 13,5%
Safra: 2007
Amadurecimento: tanques de aço inox
Produção limitada: 20.000 garrafas
Cor vermelho rubi, brilhante e límpido. Aromas de frutas maduras, em especial amoras e ameixas. Fresco com taninos macios e sedosos.
Preço: R$ 60,00.

Rosso di Montalcino Vitanza
Uvas: 100% Sangiovese
Álcool: 13%
Safra: 2007
Amadurecimento realizado em barricas de carvalho por 6 meses e mais 6 meses em garrafa antes da comercialização. Produção limitada de 10.000 garrafas. Cor rubi intenso, muito frutado, taninos presentes com notas de baunilha e tostados.
Preço: R$ 80,00.

Brunello di Montalcino Vitanza
Uvas: 100% Sangiovese
Álcool: 13%
Safras: 2004 / 2005
Amadurecimento: barricas de carvalho mínimo, por no mínimo três anos (Carvalho da Slovenia e França), mais seis meses em garrafa antes da comercialização. Cor rubi brilhante e intenso, bouquet complexo e rico com destaque para as típicas notas de madeira e especiarias. Taninos evidentes, potentes e intensos. Na boca lembra chocolate e baunilha.
Brunello di Montalcino Vitanza 2005 - Tre Bicchieri (premiação máxima) – Guia Gambero Rosso
Preços: R$235,00 (2004) e R$ 185,00 (2005)

Quadrimendo – IGT Toscana – Super Toscano
Uvas: 50% Merlot e 50% Sangiovese
Álcool: 13,5%
Safra: 2005
Amadurecimento: Barricas de carvalho Francês por 12 meses + 12 meses em garrafa antes da comercialização. Produção limitada de 20.000 garrafas. Cor rubi profundo, intenso e potente. Aromas intensos de carvalho que se mesclam com notas de pimenta negra, pimentão, tostados, couro e chocolate. Encorpado e robusto.
Preço: R$120,00

(Fonte: FC Comunicação)

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