Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
A Fibromialgia tem despertado um grande interesse por profissionais da saúde em suas diferentes especialidades. Mesmo assim, ainda é uma doença pouco conhecida. A doença engloba uma série de manifestações como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da Fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais.
>>O que você sabe sobre a fibromialgia?
Os sintomas de Fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor. A doença pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional.
A boa notícia é que o EMDR pode ser eficiente no tratamento da Fibromialgia. EMDR ou Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares é uma técnica que ativa mecanismos de cura do nosso cérebro. Essa técnica foi descoberta por Francine Shapiro no final da década de 80. Inicialmente, era utilizada apenas para pacientes que sofriam de stress pós-traumático. Hoje é muito utilizada no tratamento de outras doenças e para otimização do desempenho.
Ao procurar tratamento para Fibromialgia, a Dra. Giovana Tessaro resolveu testar em si mesma o EMDR. “Quando descobri algumas técnicas que me ajudaram com os sintomas da Fibromialgia, tive vontade de compartilhar a cura com outras pessoas, pois a Fibromialgia traz dores muito limitantes”, comenta Giovana. A psicóloga fez fisioterapia e terapia verbal, mas os resultados eram no máximo momentâneos. O que realmente a ajudou foi o EMDR.
>>Encontre especialistas no hagah
O que é EMDR?
O EMDR é uma nova forma de psicoterapia, desenvolvida nos Estados Unidos no final dos anos 80 pela psicóloga Francine Shapiro. EMDR significa Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares, porque permite a estimulação dos hemisférios cerebrais, onde as lembranças dolorosas são armazenadas. Inicialmente o método foi utilizado para tratar seqüelas provocadas por Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), mas temos ampliado as possibilidades de intervenção.
Além de quadros resultantes de ansiedade generalizada, fobias, síndrome de pânico, depressões, temos obtido resultados promissores com doenças psicossomáticas e aprimoramento de desempenho futuro.
Atualmente, se oferece formação em EMDR através da EMDR Treinamento e Consultoria em convênio com a EMDR Brasil e o EMDR Institute, apenas para profissionais formados em psicoterapia
Como funciona o EMDR?
Antes de compreender o EMDR é necessário conhecer algumas características do cérebro. O cérebro é um orgão com subdivisões, áreas com diferentes características bioquímicas e diverso em sua organização celular. Por exemplo, ele é dividido entre hemisférios direito e esquerdo: no lado direito predomina o comando das nossas emoções e potencial artístico, no esquerdo, as conexões que regulam nossa capacidade racional e lógica.
Outra divisão importante vem de nossa evolução como animais. São diferenças marcadas por três momentos da evolução: répteis, mamíferos, humanos.
Tantas diferenças dentro do cérebro dificultam a sincronia entre razão, emoção e ação. Também dificultam a "digestão" das experiências que vivemos. Com o EMDR é possível ativar várias áreas cerebrais através da estimulação sensorial bilateral, aumentando a troca de energia entre seus hemisférios. Há um fluxo mais rápido e intenso em nosso sistema de processamento de informação e adaptação: um verdadeiro instinto de cura.
Porque o EMDR funciona no caso da Fibromialgia?
A Fibromialgia é uma doença muito ligada ao emocional. “Experiência difíceis, que o cérebro não consegue processar, vão sendo acumuladas em nosso cérebro emocional. Podemos ou não ter consciência delas. Quando essas lembranças ficam no cérebro emocional, ficam quase no seu estado original, como se ainda fossem presentes, assim as emoções e sensações ligadas a elas continuam sendo disparadas, ainda mais quando algo semelhante no meio externo aparece. Dai a causa psicológica da dor.
Nosso corpo acaba tendo que dar conta das dificuldades do mundo real e atual e também das experiências que estão vivas, pulsando no cérebro emocional como se ainda fossem atuais e reais, mesmo que não tenhamos consciência delas. Uma das formas do corpo expressar este acúmulo, é através da dor, do cansaço, mas também pode ser através de sentimentos negativos, pensamentos negativos e repetitivos”, conclui a psicóloga Giovana Tessaro.
A Dra. Giovana Tessaro indica alguns tratamentos para a Fibromialgia
:: Tratamento psicoterápico com EMDR e/ou Brainspotting;
:: Procurar ajuda medicamentosa para aliviar os sintomas e aumentar a qualidade de vida;
:: Procurar alimentar-se bem, neste sentido um nutricionista funcional pode ajudar muito;
:: Procurar realizar exercícios físicos, escolhendo algo que seja mais prazeroso e possa ser facilmente adaptado a rotina;
:: Envolver-se em atividades criativas, novidades e estar perto de boas companhias, afinal, as companhias alimentam nossas emoções e ajudam a atravessar momentos difíceis;
:: Osteopatia, acupuntura,fisioterapia e RPG também podem contribuir.
Leia os nossos especiais
>>Saúde do Homem
>>Saúde da Mulher
>>Saúde da Criança
Fontes: Belyza Loureiro e Giovana Tessaro
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS