Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Apresentada como tendência em mostras de arquitetura e decoração, a parede verde surge como alternativa para agregar vegetação a pequenos espaços. Cada vez mais presente nos projetos contemporâneos, a proposta vertical adota uma espécie que retorna à moda, em versões menores do que a samambaia-de-metro de décadas atrás.
A verticalização surge a partir da ideia de que vivemos cada vez mais confinados em apartamentos. Por falta de espaço, a vida contemporânea pode nos privar do contato com o verde. O jardim vertical permite que a vegetação apareça nessas áreas.
» Como você prepararia um jardim vertical?
Em um projeto da paisagista Luciana Knabben, em uma fachada lateral de 45 metros quadrados, foram colocadas três estruturas em madeira itaúba. Com ripas de 12 cm, os painéis continham cinco tipos de plantas pendentes:
-renda-portuguesa (Davallia fejeensis);
-samambaia-americana (Nephrolepis exaltata);
-peperômia filodentro (Peperomia scandens);
-ripsális (Rhipsalis baccifera);
-orquídea falenópsis (Phalaenopsis x hybridus).
Com 2 m de altura e 2 m de largura, as estruturas intercaladas por fontes são destacadas pela iluminação pontual das lâmpadas PAR 38
A paisagista Karol Gehlen também se inspirou nos jardins verticais para dar mais vida a um espaço. Ela criou um jardim em uma parede lateral. Com quadros de samambaias-americanas feitos de tela de arame galvanizado, presa à moldura de madeira de eucalipto, a divisória transformou-se em elemento importante na composição da área para relaxar.
- O verde dá vida, sensação de aconchego e de lugar habitado. Então, usei a ideia de parede verde para criar um conceito de spa externo, com plantas e fontes, onde as pessoas pudessem desfrutar plenamente o jardim -, explica.
As plantas pendentes se aliam aos vasos de cica para compor a ambientação do relaxante espaço. Para a manutenção da saúde de um jardim vertical como este, a paisagista Karol Gehlen sugere regas constantes
Para o completo preenchimento das estruturas, Karol utilizou 13 plantas no painel menor e 18 na versão maior. Além de pendentes, as samambaias apresentam numerosos galhos – características que permitem que as folhas de uma cubram o vaso da outra.
- Ocultando os vasos, conseguimos um ótimo efeito de quadro verde -, salienta a profissional.
» Paisagistas em Curitiba e região!
Algumas plantas para preparar o seu jardim vertical
Bromélia (na imagem acima), orquídea pingo de ouro, peperômia, maranta, trepadeirinha, begônia e avenca.
(Fonte: A Notícia)
HAGAH PR
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS