Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Quando os remédios ultrapassam o prazo de validade, como você os descarta? Joga no lixo direto, na pia ou no vaso sanitário ou nenhuma das opções? A atual legislação brasileira não determina os responsáveis pelo recolhimento doméstico de medicamentos. Segundo a Anvisa, só há regras para órgãos de saúde, como clínicas, postos de saúde e hospitais.
>> O que você faz com os remédios vencidos?
Não é recomendável jogar remédios no lixo comum. Os medicamentos podem ser encontrados posteriormente e consumidos. De acordo com os dados da Fiocruz, 30% das intoxicações no país foram causadas por ingestão de remédios em 2006.
Mas então, como fazer?
Em relação a remédios – comprimidos ou na forma líquida -, não é aconselhável jogá-los na pia ou mesmo no vaso sanitário. Isso pode acarretar problemas no meio ambiente. O ideal é levá-los a algum órgão específico (postos de saúde e hospitais, por exemplo) para que seja feita a coleta devida.
Para agulhas e seringas, o correto é colocá-las dentro de uma caixa resistente com o aviso de PERIGO: MATERIAL CORTANTE. É o que orienta Deize Buras, do Departamento de Limpeza Pública, que completa dizendo que “remédios e medicações devem ser coletados pelo programa de lixo tóxico ou levados em alguma farmácia que possa recolher o material”. Deize avisa que jogar medicações na água da pia ou no esgoto causa muitos prejuízos, contaminando a água e dificultando o tratamento dela.
Veja também:
>> Como separar o lixo em Curitiba
Mas se o remédio acabou, por exemplo, e o frasco está lá, encostado na prateleira, faça uma lavagem rápida – passe um água para deixar o recipiente limpo - e leve-o ao lixo correto, o conhecido Lixo que não é Lixo. Saiba mais aqui!
Fontes: Folha de São Paulo, globo.com, www.pharmopatia.com.br e redação hagah
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS