Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Optar pela implantação do sistema individualizado de medição do consumo de água tem sido a alternativa encontrada por construtoras para minimizar o desperdício. E essa tendência começa a ganhar força também em condomínios mais antigos.
Mas é bom lembrar: antes de promover reformas, procure realizar uma ampla pesquisa de mercado. Será fundamental para executar as obras de adaptação, já que toda alternativa para cobrar exatamente o que for consumido é benéfica, pois torna mais justo o pagamento sobre a utilização e o consumo de água. Entretanto, não resolve completamente o problema do desperdício.
>> Você acha justo o sistema de consumo de água do seu condomínio?
Em edifícios já construídos, a obra de instalação dos hidrômetros mostra-se muitas vezes inviável devido aos custos elevados, pois é preciso fazer a substituição quase que total das instalações hidráulicas. A boa notícia é que já estão aparecendo no mercado novas técnicas para diminuir esses custos.
Falta de manutenção e desperdício
Em média, o gasto com o consumo de água varia de 10% a 15% nas despesas de um condomínio. Dessa forma, tanto o desperdício quanto a falta de manutenção nas instalações hidráulicas, geram um problema grave aos moradores. Em empreendimentos novos, a solução torna-se mais fácil, porque na concepção dos projetos já são previstos os hidrômetros individuais.
Existem duas formas de evitar o desperdício: através do consumo racional e com a implantação de dispositivos mais eficientes. Sendo que o mais importante é fazer a gestão do consumo para identificar possíveis excessos ou vazamentos.
Escolha o melhor sistema
Depois da obra de adaptação concluída, o condomínio pode optar por fazer a leitura dos hidrômetros e cobrar o consumo dos condôminos com a taxa do condomínio, ou delegar a uma empresa privada as duas tarefas, ou só uma delas. Conforme especialistas, a escolha do melhor sistema dependerá do tamanho do condomínio e da qualidade da relação existente entre os moradores do prédio.
Veja dicas importantes para baixar o consumo de água:
> Diminua o tempo do banho
> Escove os dentes coma torneira fechada
> Elimine vazamentos
> Não deixe uma torneira pingando
> Utilize vassoura, e não a mangueira, para varrer a calçada
> Instale torneiras com sensores automáticos
> Instale caixas de descargas acopladas nos banheiros
Com informações do Pense Imóveis
Existem duas formas de evitar o desperdício: através do consumo racional e com a implantação de dispositivos mais eficientes
Foto:
SXC
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS