Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Curau de milho verde, sopa de pinhão e canjica são apenas algumas das sugestões gastronômicas que dão sabor especial aos tradicionais pratos dos festejos juninos. Há opões também com coco e amendoim. Algumas dessas sugestões podem ser degustadas nas barracas de alimentação instaladas na Feira Especial de Inverno nas praças Osório e Santos Andrade. Aprenda algumas receitas:
>> Qual o seu prato favorito das festas juninas?
Leia mais no hagah
>> Dicas para comer na feirinha da Osório com apenas R$ 10
>> Feiras de Inverno 2011 em Curitiba
>> TOP 10 pratos executivos em Curitiba
>> Onde tomar café em Curitiba?
Sopa de pinhão
Ingredientes
- 5 xícaras de caldo de carne;
- 3 colheres (sopa) de manteiga;
- 1 xícara de pinhão passado no liquidificador;
- meia cebola ralada;
- 4 colheres (sopa) de amido de milho;
- 1 lata de creme de leite;
- 1 xícara de vinho branco seco;
- 3 xícaras de pinhão cozido e picado;
- noz moscada e sal a gosto;
- pitada de orégano
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador: o caldo de carne, o amido de milho e a xícara de pinhão. Refogue a cebola. Coloque o caldo, o restante do pinhão e tempere. Deixe engrossar e acrescente o creme de leite.
Sopa cremosa de pinhão
Ingredientes
- 1 xícara de pinhão cru;
- 1 litro de água;
- 1 cubinho de caldo de carne;
- gotas de um limão;
- cebola e alho a gosto
Modo de preparo
Passe os pinhões, a cebola e o alho no liquidificador, misturando um pouco de água. Coloque os ingredientes já triturados, o caldo de carne e o sumo de limão em uma panela com o restante da água. Mexa sem parar. Se o caldo ficar muito grosso, acrescente um pouco mais de água. Perfume a sopa com uma folha de louro.
Receita de quentão? O hagah tem e mostra para você!
Bolo de pinhão e coco
Ingredientes
- 1 xícara de pinhão cozido e moído;
- meia xícara de leite de coco;
- 2 xícaras de farinha com fermento;
- 100g de margarina;
- 2 xícaras de açúcar;
- 2 ovos
Modo de preparo
Bata as gemas com açúcar e a margarina, até formar uma gemada bem cremosa. Passe o pinhão no leite de coco, junte-o à gemada e misture bem. Peneire em cima da farinha e o amido de milho. Por último, acrescente as claras. Leve ao forno com temperatura de até 180 graus Celsius, por 30 a 40 minutos, em forma untada e enfarinhada.
Picadinho de milho
Ingredientes
- 200g de pinhões cozidos;
- 500g de carne cortada em cubinhos;
- sal a gosto;
- cebola, alho, pimenta-do-reino, cheiro-verde, manjericão seco
Modo de preparo
Refogue todos os temperos, deixando-os dourar levemente. Coloque a carne. Junte os pinhões cortados em rodelas muito finas. Acrescente um pouco de água e deixe cozinhar. Sirva com arroz branco e salada verde. Acrescente o manjericão seco um minuto antes de servir, para que mantenha seu sabor e tempere o prato.
Curau de milho verde
Ingredientes
- 5 espigas de milho verde (Escolha as mais amarelas, que já começam a amadurecer)
- 1 ½ copo (250ml) de água fria;
- 1 lata de leite condensado;
- canela em pó à vontade.
Modo de preparo
Corte os grãos das espigas com uma faca afiada. Bata no liquidificador com água até moer bem. Passe numa peneira, amassando bem com uma colher de pau. Misture então o suco ao leite condensado. Leve ao fogo, mexendo até engrossar. Coloque num refratário e polvilhe com canela. Serve-se gelado.
Dica
Com o que sobra na peneira, experimente fazer um bolo de milho. Bata essa massa no liquidificador com 3 ovos, 1 xícara de óleo, 1 ½ xícara de açúcar. Misture com 1 xícara de farinha de trigo e 1 colher (sobremesa) de fermento. Asse em forno médio por cerca de 35 minutos.
Bolo de milho
Ingredientes
- 1 ½ colher (chá) de farinha de milho pré-cozida;
- ½ (chá) de farinha de mandioca;
- 10 colheres (sopa) de açúcar;
- 2 xícaras (chá) de leite desnatado;
- 5 colheres (sopa) de manteiga;
- ½ xícara de coco fresco ralado
Modo de preparo
Para fazer um dos mais tradicionais bolos juninos, coloque no processador as farinhas de milho, de mandioca e o açúcar. Bata por dois minutos, até obter uma farinha mais fina. Retire e passe a mistura por uma peneira. Reserve.
Coloque o leite, a manteiga e o coco em uma panela. Leve ao fogo por três minutos, ou até ferver. Retire do fogo e despeje, aos poucos, e sem parar de mexer, sobre os ingredientes secos peneirados. Mexa vigorosamente até ficar homogêneo. Forre com um pano fino a parte de cima de uma cuscuzeira, com 20cm de diâmetro. Coloque a massa e reserve.
Coloque 500ml de água na parte inferior da panela e leve ao fogo por três minutos, ou até ferver. Encaixe a cuscuzeira, tampe a panela e reduza o fogo. Cozinhe em fogo baixo por 50 minutos, ou até a massa ficar bem macia. Retire do fogo. Desenforme com cuidado. Se preferir, polvilhe com canela em pó ou sementes de erva-doce. Sirva com mel ou melado de cana.
Panquecas de milho verde
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de milho verde;
- 2 xícaras (chá) de leite;
- 2 ovos;
- 1 colher (chá) de sal;
- 1 colher (sopa) rasa, de manteiga amolecida;
- 1 colher (chá) rasa, de farinha de trigo;
- 1 colher (chá) de fermento em pó
Ingredientes para o recheio
- 1 cebola média ralada;
- 1 dente de alho amassado;
- meio quilo de abóbora japonesa amassada e cozida;
- sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 2 colheres (sopa) de óleo
Ingredientes para o molho
- 1 cebola média ralada;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 2 xícaras (chá) de creme de leite;
- 50g de queijo mussarela ralado;
- sal e pitada de noz-moscada
Preparo da massa
Bata no liquidificador o milho e o leite. Coe e volte ao liquidificador. Acrescente os demais ingredientes. Volte a bater. Reserve.
Preparo do recheio
Coloque o óleo em uma panela. Leve ao fogo e refogue a cebola, o alho. Junte a abóbora e os temperos. Deixe secar um pouco.
Preparo do molho
Leve ao fogo a manteiga, dissolvendo-a. Coloque as cebolas e deixe esbranquiçar. Acrescente a mussarela, o sal e a noz-moscada. Retire do fogo e adicione o creme de leite. Mexa bem.
Montagem final
Recheie as panquecas e acomode-as em um refratário. Coloque o molho sobre as panquecas e leve-as para gratinar em forno pré-aquecido.
Canjica
Deixe de molho meio quilo de milho de canjica. Escorra a água, troque por outra e leve a canjica a cozinhar em fogo brando até que os grãos fiquem bem moles. Verifique, apertando os grãos com os dedos. Então acrescente um litro de leite, uma colher de manteiga e pedaços de canela em pau. Deixe ferver até engrossar. Junte depois uma garrafa de leite de coco. Se gostar, acrescente amendoins torrados e moídos. Deixe ferver novamente e sirva.
Vatapá da Bahia
Ingredientes
- 1 quilo de pão amanhecido;
- 2 litros de leite de coco;
- 5 tomates sem semente;
- 400g de camarões secos;
- 3 cebolas graúdas;
- 1 maço pequeno de coentro fresco picado;
- 1 ½ xícara (chá) de castanhas de caju;
- 1 xícara de amendoim torrado e sem casca;
- 1 pimenta malagueta pequena;
- 1 xícara de farinha de trigo (opcional);
- 3 xícaras de óleo de dendê;
- sal a gosto
Modo de preparo
Retire as cascas duras dos pães e corte os em cubos graúdos. Amoleça-os, cobrindo com 3 ou 4 xícaras de leite de coco. Retire as cabeças dos camarões secos. Coloque no processador as cebolas, tomates, pimenta e coentro. Bata bem. Acrescente as castanhas, camarões secos e amendoins. Bata até obter uma pasta. Em uma panela grande, coloque 2 xícaras de óleo de dendê. Deixe aquecer bem e acrescente a pasta de temperos. Refogue lentamente para cozinhar s cebolas e os tomates. Quando o refogado perder o excesso de líquido, acrescente o pão. Coloque o resto do leite de coco. Se preciso, acrescente mais dendê para corrigir a cor.
O vatapá vai cozinhar até obter o ponto de mingau espesso e deve-se ir misturando bem com uma colher pra que o pão desmanche. Se o vatapá não engrossar o suficiente, dissolva um pouco de farinha de trigo em caldo de peixe ou água fria e acrescente à panela, cozinhando até engrossar. Caso prefira um prato mais suave, elimine a pimenta malagueta e substitua metade de dendê por outro vegetal.
Baba de moça
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de açúcar;
- 1 ½ xícara (chá) de água;
- 7 gemas;
- 1 xícar de leite de coco
Modo de preparo
Para fazer o doce de origem português, com o açúcar e a água faça uma calda em ponto de fio. Retire do fogo, deixe esfriar. Passe as gemas por uma peneira fina e misture o leite de coco. Ou então bata tudo no liquidificador por alguns segundos. Misture à calda fria. Leve ao fogo e mexa sem parar, até a mistura engrossar bem. Espere esfriar.
Biscoitos de amendoim
Ingredientes
- 1/2 xícara (chá) de margarina;
- ¾ xícara (chá) de açúcar mascavo;
- 1 ovo;
- 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha;
- 150g de amendoim torrado, ligeiramente moído e sem casca;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (chá) de fermento em pó
Modo de preparo
Bata na batedeira a manteiga até ficar clara. Junte o açúcar mascavo. Continue batendo até ficar cremoso. Retire da batedeira e junte o ovo, a farinha, o fermento, a essência de baunilha e a metade do amendoim. Mexa bem. Faça pequenas bolinhas e passe-as no amendoim restante. Coloque em média 10 biscoitos de cada vez no refratário e leve ao micro-ondas por dois ou três minutos, na potência máxima.
Paçoca de amendoim
Ingredientes
- 2 xícaras de amendoim torrado e sem pele;
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de milho;
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- 4 a 5 colheres (sopa) de leite
Modo de preparo
Mistura-se tudo, menos o leite. Soca-se numa vasilha, até obter uma massa uniforme. Umedece-se essa mistura com o leite. Coloca-se tudo numa forma untada com manteiga, deixando a massa com espessura de 1,5cm. Para servir, corta-se a paçoca em pedaços do tamanho desejado.
Amendoim salgado
Ingredientes
- meio quilo de amendoim cru;
- 1 colher (sobremesa) de sal;
- 1 colher (café) de água
Modo de preparo
Coloca-se o amendoim em uma vasilha e em seguida acrescenta-se o sal umedecido com a água. Mistura-se com as mãos até perceber que todos os grãos foram envolvidos pelo sal. Coloca-se no prato do micro-ondas e assa-se por cerca de sete minutos em temperatura alta. O amendoim também pode ser assado em tabuleiro no forno convencional. Demora um pouco mais, mas o resultado é o mesmo. Para saber se o amendoim já está torrado, tente tirar a pele esfregando o dedo. Se sair facilmente, está pronto.
Lombo de porco com calda de tangerina
Ingredientes
- 2 quilos de lombo de porco;
- 3 colheres (sopa) de mel;
- 8 tangerinas maduras, mas firmes;
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem;
- 2 colheres (sopa) de suco de limão;
- caldo de cubo de carne;
- 200g de manteiga;
- 1 nabo;
- 1 cebola;
- 1 cenoura;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Limpe a carne. Com uma faca, solte a carne que reveste as pontas dos ossos, descobrindo-os. Dê golpes cruzados na gordura. Doure a carne em um pouco de azeite de oliva numa caçarola que possa ir ao forno. Cozinhe até caramelizar. Regue o sumo do limão e o de quatro tangerinas. À volta, coloque os gomos das quatro tangerinas restantes. Asse no forno durante uma hora, regando a carne com o próprio molho e o de carne.
Leve ao fogo duas colheres de sopa de manteiga e os legumes cortados em cubos. Refogue, mexendo. Polvilhe com o açúcar e cozinhe até derreter. Regue com um pouco de água e cozinhe até os legumes ficarem macios. Tire do fogo a carne e as tangerinas. Apure o molho juntado, se preciso, mais caldo. No final, misture uma colher (sopa) de manteiga. Aplique sobre os legumes e sirva com a carne e as tangerinas.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba)
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS