Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Ideias errôneas sobre a Educação a Distância (EAD) muitas vezes atrapalham a percepção de como este método pode ser eficaz para o ensino brasileiro. Segundo o ex-Ministro da Educação e atual Presidente Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (ACED), Carlos Alberto Chiarelli, em um país onde o número de alunos matriculados na escola caiu 1,2% em 2008, em comparação com 2007, segundo o último censo escolar da educação básica, ir contra os benefícios desta metodologia é não priorizar os avanços necessários para o Brasil se tornar desenvolvido. “A EAD chega aonde a pessoa está, em qualquer nível escolar, utilizando ferramentas que facilitam o aprendizado. Por isso, ela deve ser vista como a solução e não o problema, como muitas pessoas vêm dizendo”, destaca.
>> Você acha que o Ensino a Distância funciona?
Para Chiarelli, ao pensar em um curso a distância logo se imagina um aluno isolado em seu computador, recebendo aulas de um professor virtual que nunca se vê. Esse conceito é equivocado e não condiz com a realidade. “Pais e professores podem utilizar a EAD como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, por exemplo, fazendo uma mescla de aulas presenciais e virtuais.
Outro ponto: quem não pode cursar uma universidade, seja pelo valor, disponibilidade ou localidade, também pode contar com essa metodologia para avançar nos estudos e ter, além dos materiais, interação de professores presentes nos pólos e ferramentas como a internet para auxiliar nos estudos”, afirma.
O ex-Ministro diz que, ironicamente, a EAD vem com o principal objetivo de derrubar as distâncias, assumindo um papel primordial para os avanços educacionais do Brasil. “Em um país como o nosso, que tinha como objetivo ter 30% da população nas universidades e só possui 19%, é um absurdo não se ter a consciência sobre a importância do Ensino a Distância, que ajuda efetivamente a preencher esta lacuna”, finaliza.
Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância
A ACED foi criada para abrigar as instituições que atuam nas áreas que participam do processo viabilização do sistema educativo a distância. Esta entidade engloba um expressivo número de instituições brasileiras de setores como universidades, escolas, editoras, produtoras de vídeo, empresas de informática, agências de publicidade e marketing, transportadoras, ONGs educacionais, entre outros. O objetivo é alavancar, cada vez mais, as ações em prol da Educação a Distância (EAD). Mais informações sobre a ACED podem ser obtidas no site www.aced.org.br
Fonte: Talk Comunicação
Pais e professores podem utilizar a EAD como uma ferramenta de apoio à aprendizagem
Foto:
Divulgação/hagah
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS