Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Começa mais uma maratona de vestibulandos em busca de vagas em instituições de ensino superior. Com isso, surgem, também, as muitas dicas de preparo e orientações de hábitos de estudo. Especialistas afirmam, entretanto, que a primeira preocupação do vestibulando deve ser a escolha da forma de preparação que mais se encaixa com a fase de vida pela qual ele passa.
» Como você vai se preparar para os vestibulares de 2010?
Com mais de 30 anos de experiência na preparação de alunos para o vestibular, o professor Renato Ribas Vaz já viu muitos jovens arrependidos por não terem feito a escolha correta na hora de decidirem a forma de preparação para os exames vestibulares. “Alguns, que deixam para estudar só no fim do ano, fazendo um Superintensivo, por exemplo, percebem, tarde demais, que precisavam ter iniciado os estudos desde o mês de março. Outros, ao terminarem o Ensino Médio, lamentam por não terem feito Terceirão, pois poderiam ter economizado tempo e dinheiro”, comenta Vaz, que dirige o Curso Positivo, em Curitiba.
A orientação é que o aluno conheça com detalhes as características de cada curso preparatório e reflita sobre o momento da vida pelo qual ele está passando. Segundo Renato Vaz, alguns dos pontos a serem observados antes da escolha são: o período dos exames que o aluno pretende realizar (vestibulares de inverno ou verão), se é a primeira vez que irá prestar vestibular ou não (ou seja, se ele já teve uma preparação pré-vestibular em outros anos), se o curso que se deseja seguir exige preparação específica (escolas militares ou cursos de arquitetura e desenho pedem aulas extras), entre outros pontos que serão observados abaixo.
Conhecendo os cursos:
Terceirão
O Terceirão é uma forma de preparação pré-vestibular feita para o aluno que deseja cursar o terceiro ano do Ensino Médio, tendo acesso, paralelamente, a uma preparação para o vestibular. Geralmente, são cerca de nove meses e meio de aula (de março a dezembro) divididos em duas etapas. A primeira, com duração de 31 semanas, aborda todo o conteúdo do Ensino Médio. A segunda, com aproximadamente 45 dias, que também pode ser chamada de Superintensivo, consiste em uma revisão do conteúdo estudado.
O professor Vaz explica que a diferença desta preparação para outras é que a frequência é obrigatória e são realizadas provas regulares para aprovação e conclusão do Ensino Médio. “A vantagem é a economia de tempo e dinheiro que se ganha, caso o aluno seja aprovado logo após se formar no Ensino Médio”, explica o diretor do Curso Positivo.
Extensivo
O Extensivo é um tipo de curso pré-vestibular indicado para quem já concluiu o Ensino Médio e quer fazer uma preparação completa para o vestibular. Isto porque as aulas ocupam todo o ano e exigem dedicação extra do aluno. O Extensivo costuma oferecer cerca de nove meses e meio de aula, por volta de março a dezembro, divididos em duas etapas.
Como no caso do Terceirão, a primeira fase do Extensivo, possui duração de cerca de 31 semanas e aborda todo o conteúdo do Ensino Médio. A segunda, no final do ano, é o Superintensivo, que consiste em uma revisão de todas as disciplinas.
Atualmente, o curso Extensivo também é muito utilizado por alunos cotistas que fazem o terceiro ano numa escola pública e optam por um reforço pré vestibular particular. Isto é válido para não perderem o direito às vagas pelas cotas.
Semiextensivo
O Semiextensivo geralmente apresenta turmas de primeiro e segundo semestre. De acordo com o professor Vaz, as turmas de primeiro semestre são indicadas para quem já concluiu o Ensino Médio e quer tentar vestibulares de inverno. Habitualmente, são cerca de 14 semanas de aula com todo o conteúdo do Ensino Médio e mais um período final de revisão.
As turmas de segundo semestre do Semiextensivo também possuem cerca de 14 semanas de aula, porém, ao final, o período de revisão coincide com as aulas do Superintensivo. “Essas turmas são indicadas para alunos que estão no terceiro ano do Ensino Médio e querem fazer uma preparação reforçada para o vestibular no fim do ano de seus estudos. Também é aconselhável para pessoas que concluíram o Ensino Médio recentemente e querem um reforço compacto para o vestibular e, ainda, para aqueles que já entraram na universidade, não se adaptaram, e desejam tentar uma nova opção de curso”, esclarece o professor Renato Vaz.
Superintensivo
No Superintensivo, o aluno revisa todo o conteúdo do Ensino Médio em uma média de 45 dias. Esse curso faz parte do Extensivo, Terceirão e Semiextensivo do segundo semestre. O Superintensivo também pode ser cursado isoladamente. O professor Renato Vaz alerta, porém, que trata-se de uma opção para alunos com excelente base e que queiram apenas recordar os principais tópicos dos conteúdos.
Cursos Específicos
Existem instituições que exigem conhecimentos e habilidades específicas em seus exames. É o caso das escolas militares como o ITA, o IME, a AFA e a Escola Naval. Pensando nisso, alguns cursos pré-vestibulares criaram opções especiais de preparação para estas universidades. “Além das aulas normais oferecidas aos vestibulandos, os interessados nas vagas militares têm lições mais aprofundadas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. No caso do Curso Positivo, por exemplo, são seis aulas diárias com início a partir das 17h. Os exercícios são mais difíceis e os professores atentos às necessidades dos alunos que desejam seguir a carreira militar”, explica o professor Vaz.
O vestibulando também deve se informar se o curso para o qual ele deseja ingressar não exige, no exame de seleção, habilidades específicas. Neste caso, é necessário procurar um curso preparatório que ofereça aulas extras nas disciplinas que ele terá necessidade. Vestibulares para cursos como Arquitetura e Desenho Industrial, por exemplo, aplicam uma prova de desenho específica para que o vestibulando possa mostrar suas habilidades. São testados conhecimentos de desenho de observação, de memória e de composição. Alguns vestibulares também têm cobrado conhecimentos de Filosofia em provas específicas ou de conteúdo geral. “Os alunos do Curso Positivo que desejarem participar desses cursos assistem a seis aulas semanais, em turno contrário às aulas normais”, comenta o diretor da instituição.
(Fonte: Lide Multimídia)
HAGAH PR
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS