Guia de Emprego e Educação no Rio Grande do Sul | hagah RS

Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.

Buscar emprego e educação no Rio Grande do Sul:

Notícias

Anorexia e anorexia alcoólica: você sabe o que é?

A obsessão pelo corpo perfeito faz jovens sacrificarem a própria vida

A obsessão pelo corpo perfeito faz jovens sacrificarem a saúde e colocarem a vida em risco. Nessa busca incessante, vemos alguns transtornos graves em crianças e jovens que não estão satisfeitos com a aparência física. Fique alerta, pois pode ser um indício de à anorexia alcoólica.

A novela Viver a Vida, por exemplo, trouxe a atriz Bárbara Paz no papel de uma modelo que, pela carreira, fez tudo para ficar com o corpo em forma e não podia pensar em engordar um grama sequer. A saída para os possíveis quilinhos a mais acabava sendo a bebida.

Para tirar algumas dúvidas sobre a anorexia e a anorexia alcoólica, conversamos com a psicóloga *Débora Trindade Lanna. Segundo ela, embora a doença atinja mais as mulheres, os homens também são alvos desse mal.

hagah: Por que a anorexia pode ser considerada uma das doenças da sociedade moderna?
Buscando um pouco na história, vamos observar que na Europa Medieval, entre 1200 e 1500 anos, mulheres cometiam jejuns prolongados e por manterem-se vivas a desgosto de seu estado de inanição, eram consideradas santas ou milagrosas. O exercício alimentar funciona como um modo de expressar ideais religiosos. O jejum medieval simbolizava valores coletivos, de elevação espiritual. A anorexia é uma doença causada por transtorno alimentar de origem complexa e multifatorial que envolve fatores psicológicos, fisiológicos e sociais. O constante crescimento pela valorização ao "corpo perfeito" vem ocasionando na sociedade atual a busca insana pela forma física e beleza perfeita.

hagah: Qual a diferença entre bulimia e anorexia?
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Psiquiatria, Anorexia Nervosa é a recusa em manter o peso corporal dentro do mínimo esperado para a idade e a altura; medo intenso de engordar ou de se tornar obeso (mesmo apresentando déficit e desnutrição). A Bulimia Nervosa define-se pela presença frequente de compulsão alimentar, ou seja, ingestão em curto período de tempo (menor que 2h), de grande quantidade de alimento. Esses episódios são acompanhados de sentimento de culpa e perda de controle sobre a quantidade de alimentos ingeridos.

hagah: Você tem alguns exemplos para citar de pessoas que chegaram ao seu extremo só para obter o chamado "corpo ideal"?
Podemos citar o exemplo de uma atriz brasileira que em uma entrevista à Revista Capricho em novembro de 2007 relata que no trabalho para fazer Malhação teve de engordar oito quilos. Quando o papel terminou, segundo a atriz, a cada trabalho que aparecia pediam para ela emagrecer. Não ingeria doce nem carboidrato. Chegou a ter princípio de anorexia. Em 2006, a modelo Ana Carolina Reston Macan, de 21 anos, morreu vítima de anorexia nervosa, por uma infecção urinária que se transformou em uma infecção generalizada (septicemia). Ela tinha cerca de 40 kg - e 1,74 m de altura - quando foi internada. 

hagah: As mulheres ocupam mais espaço quando o assunto é esse? Qual a porcentagem de homens que também sofrem desse mal?
Embora a doença seja mais comum entre as mulheres, a anorexia também vem atingindo o universo masculino. O Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo possui um Ambulatório de Transtornos Alimentares que segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde recebe 25 casos de homens mensalmente. 60% dos leitos da enfermaria do Ambulim (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares) no HC são ocupados por casos de anorexia dentro da população do sexo masculina.

hagah: O que mais influencia os jovens - em especial as mulheres - a buscar esse modelo de corpo?
A questão de ser aceito dentro de uma sociedade que cultua o belo como sendo um padrão a ser seguido. O constante crescimento pela valorização ao "corpo perfeito". Essa busca indiscriminada por um padrão de beleza "ideal".

hagah: Com a novela Viver a Vida, houve um aumento de casos sobre anorexia alcoólica devido à personagem de Bárbara Paz?
Não diria que o aumento do caso relacionado aos distúrbios alimentares está ligado a apresentação do caso citado na novela. A televisão tem se colocado, desde o seu surgimento, como meio de comunicação de massa popular e de grande difusão. Nesse caso, a novela vem trazendo o assunto e com isso a população passa a obter a informação inicial. Por conta desse conhecimento há um aumento na procura por informações mais detalhadas sobre como saber lidar e as formas de tratamento que uma pessoa portadora da doença necessita.

hagah: A anorexia alcoólica tem forte característica de doença psicológica?
Drunkorexia, ou anorexia alcoólica, ainda não está classificada nos manuais de transtornos psicopatológicos. É um termo que foi criado nos EUA para nomear a junção de duas graves patologias, a anorexia e o alcoolismo. Este distúrbio é muito comum entre jovens e adultos de idade entre 20 e 40 anos, que ingerem bebidas alcoólicas no lugar da refeição. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo atinge de 10% a 12% da população mundial. Estudos psiquiátricos apontam que o alcoolismo, principalmente o ocasionado em mulheres, pode estar ligado a problemas psicológicos como depressão, ansiedade, anorexia, bulimia, dentre outros. Essa hipótese acaba se mostrando correta quando se leva em conta que álcool age como um anestésico as emoções negativas, diminuindo o stress, afim de "esquecer" certos fatos desagradáveis que a pessoa não quer recordar.

* Débora Trindade Lanna (CRP 08/13539) é graduada pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA – Manaus/AM, tem formação em Tanatologia pela (RNT) Rede Nacional de Tanatologia - Manaus/AM, formação em Acompanhamento Terapêutico pela FOCO CONSULTORIA e DESENVOLVIMENTO HUMANO – CTBA, formação em Comportamento Alimentar Programa RAFCAL – CTBA e Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental - cursando pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva – CTBA

Redação hagah e Literal Link

João Miguel Junior / 

Renata (Bárbara Paz), de Viver a Vida: ela evita comer porque tem medo e engordar
Foto:  João Miguel Junior


Comente esta matéria

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS