Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Entre um andar e outro de um sobrado ou mesmo de um apartamento duplex, a escadaria desempenha não só um papel fundamental no projeto em termos de locomoção, mas também pode ser utilizado como elemento decorativo.
O primeiro passo é escolher um projeto que consiga aliar todos os elementos. Mas o projeto precisa conciliar todos estes elementos para funcionar. Além de bonita e confortável, ela precisa estar afinada com o estilo do local.
É preciso calcular o número de degraus, a altura e o alcance, além de analisar a disposição dentro da residência. O projeto precisa ser prático e evitar, por exemplo, a criação de cantos sem utilidades para a casa. Para uma escada mais segura, o indicado é usar degraus com 60 cm de largura mínima, com profundidade entre 27 e 30 cm, altura variando entre 15,5 cm e 19 cm e distância mínima entre os degraus e a cobertura de 2 metros.
Outro pondo a ser observado é a inclinação, que precisa ficar entre 30 e 35 graus para ocupar menos espaço e não virar um obstáculo para pessoas idosas com dificuldade de locomoção, por exemplo. Um arquiteto e um bom marceneiro podem fazer estes cálculos tranquilamente.
Já o corrimão é um item obrigatório para locais públicos, mas a opção por este elemento na escada a deixa mais segura. Uma altura considerada segura é de 90 cm. O uso do corrimão pode ajudar no formato da escada, seja reta (indicada para locais com 3,25m de altura), em formato de uma letra (Lê U, com patamares de observação quando a escada muda de direção) ou caracol (com um diâmetro pequeno ocupa menos espaço).
Após montar o projeto, a escolha do fornecedor do material é importante. Analise trabalhos já realizados, fale com conhecidos e, se possível, faça um teste em alguma peça de mostruário e perceba se o material é mesmo resistente.
Para os modelos feitos em concreto, veja se o produto final estará liso e se a escada aguenta mudanças de temperatura se o projeto determinar que ela ficará ao tempo. As escadas feitas em madeira precisam ter cortes precisos e encaixe perfeito, com peças mais robustas para aguentar o tráfego de pessoas. Madeiras mais duras como o jatobá e o ipê são ideais para quase todos os projetos. Escadas de metal são mais apropriadas para os caracóis. Dê preferência ao aço e fique atento às soldas – quanto mais reforçadas melhor.
Analise e escolha a melhor opção para a sua casa e para o seu orçamento.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS