clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/10/2005 01h58min

Aftosa leva a operação de guerra

A guerra contra a aftosa já começou na divisa entre Santa Catarina e Paraná. Quem antes passava tranqüilamente pelos limites dos dois estados, agora passa por procedimentos semelhantes ao de combate a terroristas. Na barreira da SC-468, em São Lourenço D'Oeste, 12 pessoas entre veterinários, policiais e auxiliares trabalham no controle dos veículos que entram no Estado.

Eles revistam caminhões e carros de passeio, desinfetando todos com três pulverizadores, utilizando uma solução a base de iodo. O objetivo é evitar a entrada do vírus da aftosa em Santa Catarina, único estado do Brasil livre da doença e sem vacinação. Na América do Sul somente o Chile tem condição semelhante.

Entre 1,2 mil e 1,3 mil veículos por dia são desinfetados somente na barreira de São Lourenço D'Oeste. A estimativa é de que 600 a 700 quilos de produtos são inutilizados por dia. Os fiscais passam iodo nos produtos e depois enterram numa valeta próxima a rodovia.

Equipes volantes percorrem acessos para o Paraná

Além dos pontos fixos, há ainda a distribuição de equipes volantes que percorrem os acessos secundários do Paraná para Santa Catarina. De acordo com a Polícia Militar há denúncia dos moradores da passagem de bovinos.

A Cidasc já abateu 64 bovinos sem documentação de origem em Xanxerê. Além disso foram apreendidos outros cinco bovinos na região de Porto União, no domingo.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.