clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/12/2001 09h57min

Porto Alegre receberá mais refugiados afegãos

O Brasil poderá receber mais refugiados do Afeganistão. Há cerca de duas semanas, a ONU anunciou que 46 afegãos serão trazidos para o Brasil em janeiro. Parte do grupo virá para Porto Alegre. Mas, de passagem por Genebra, na Suíça, o ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, anunciou que mais 54 afegãos chegarão ao Brasil em fevereiro e que, nos próximos meses, outros refugiados ainda poderão vir.

– O Brasil é um país de acolhida, e receber refugiados faz parte de uma política de Estado que visa a aumentar o papel do país no mundo – afirmou o ministro da Justiça, que ontem participou em Genebra de uma reunião sobre a proteção aos refugiados.

O grupo de afegãos que irá chegar em janeiro será distribuído entre Porto Alegre e uma cidade paulista. Em fevereiro, os refugiados irão para Santa Maria Madalena (RJ) e Natal (RN). O Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) irá manter financeiramente os refugiados por pelo menos seis meses.

Nem o governo federal nem os municípios, porém, receberão a verba, já que o dinheiro da ONU irá diretamente para as organizações não-governamentais que ficarão responsáveis pelos afegãos. Já os futuros grupos de refugiados poderão vir nos próximos meses e devem ser formados, em princípio, pelas famílias dos afegãos que irão chegar ao Brasil no começo do ano que vem. O governo garante que está fazendo uma avaliação cuidadosa das pessoas que estão vindo ao país, principalmente para saber se algum deles estaria envolvido com grupos terroristas.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.