clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/05/2005 23h57min

Senado dribla regimento e aprova nome em Conselho de Justiça

CNJ será instalado no início de junho

Com um manobra política, o Senado votou nesta terça, 24, novamente, e aprovou, a indicação de Alexandre de Moraes para o Conselho Nacional de Justiça. Ligado ao PSDB e ao PFL, Moraes havia sido rejeitado em sabatina na Casa no dia 18, o que provocou crise entre senadores de oposição e do governo.

A votação não teve amparo no regimento do Senado, mas contou com o apoio de praticamente todos os partidos, com exceção do PDT e do PSOL.

A votação do nome de Moraes na semana passada foi realizada logo após a oposição ter protocolado o pedido de criação da CPI dos Correios e sua derrubada foi interpretada pelo PSDB e pelo PFL como retaliação do governo.

O nome de Moraes foi aprovado nesta terça por 48 a 7 – eram necessários 41 votos favoráveis. Moraes era, até o mês passado, secretário de Justiça de São Paulo e presidente da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), no governo Geraldo Alckmin (PSDB).

A forma encontrada para refazer a votação e contornar a crise foi o encaminhamento de um requerimento à Mesa Diretora pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP). O documento afirma que a votação da semana passada não expressa a vontade da maioria do Senado, já que ocorreu simultaneamente à escolha de três representantes de Ministérios Públicos Estaduais para o mesmo conselho.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável pelo controle externo do Judiciário, será instalado no início de junho e terá 15 membros, dois deles indicados pelo Congresso. Sua principal tarefa será fazer o planejamento estratégico do Judiciário, função que hoje não é exercida por nenhuma instituição. Nos primeiros dois anos, o CNJ será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim. Cada membro tem mandato de dois anos.

As informações são de Zero Hora.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.