clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 24/04/2005 16h31min

Cerca de 400 lideranças estão em Brasília para o Abril Indígena

Expectativa é de que mais de mil lideranças participem no movimento

Mais de 400 representantes de tribos indígenas já chegaram à capital para o Manifesto Nacional Terra Livre, que começa nesta segunda, dia 25. O evento faz parte do Abril Indígena, movimento organizado pelo Fórum de Defesa dos Direitos Indígenas (FDDI), que agrupa uma série de protestos e discussões, em todo o país, sobre a política indigenista do governo Lula. Um acampamento, montado na Esplanada dos Ministérios, será palco de diversos encontros entre líderes indígenas e autoridades federais.

De acordo com o secretário da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Gérsem Baniwa, há a expectativa de que mais de mil lideranças indígenas participem do Abril Indígena.

Não haverá manifestações violentas, segundo o secretário. O grupo vai se reunir na segunda, pela manhã, na Esplanada, para divulgar a programação do encontro e definir as tarefas de cada comissão. De tarde serão discutidas a política indigenista, a situação da saúde e educação indígenas e a regularização de terras indígenas.

O movimento reivindica, de acordo com nota do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a criação de um Conselho Nacional de Política Indigenista, com participação de representantes dos povos indígenas e de outras organizações da sociedade civil, a homologação imediata de 14 terras indígenas, maior agilidade nos processos de demarcação e homologação, a proteção aos conhecimentos tradicionais e a repartição justa dos benefícios oriundos da biodiversidade, além de um pronunciamento oficial e da ação do governo no sentido de barrar as inúmeras propostas que tramitam no Congresso Nacional e pretendem destruir ou obstar os direitos indígenas.

Além disso, o Cimi informa que já existe uma audiência agendada com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Gomes. No dia 27, deverá ocorrer um encontro das principais lideranças indígenas com os presidentes da Câmara e do Senado e, no dia 28, com o ministro da Casa Civil, José Dirceu, com o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, e com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Indígenas. Todos esses eventos ocorrerão no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


As informações são da Agência Brasil.


Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.