clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/01/2005 17h25min

Seca já provoca racionamento de água na região Noroeste

Rio Grande do Sul contabiliza 54 municípios em situação de emergência

O município de Paim Filho, na região noroeste do Estado, a 405 quilômetros de Porto Alegre, está racionando água desde o final de dezembro. Os 4,6 mil moradores têm de armazenar água em baldes e recepientes, pois o abastecimento ocorre entre 5h e 11h todos os dias. As perdas nas lavouras do município, que produz milho, soja e feijão, chegam a 50%.

O Rio Grande do Sul já tem 54 municípios em situação de emergência em razão da estiagem. A seca começou a atingir outras regiões do Estado, após prejudicar diversas cidades do Norte. As prefeituras de Cerrito e Piratini, na região Sul, e Roca Salles, no Vale do Taquari, decretaram situação de emergência devido à falta de chuva.

Na Serra, a expectativa é de que chova até a próxima quinta-feira, a fim de se evitar quebra na produção de uva. Na Região Metropolitana, pescadores estimam que a queda na pesca pode chegar a 60% em fevereiro, quando a temporada é aberta, se estiagem continuar.

Em São Leopoldo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), lançará duas campanhas para evitar racionamento. No município, o objetivo é conscientizar a população a não desperdiçar água. Junto a órgãos estaduais, a intenção é fiscalizar a utilização de recursos hídricos nas lavouras de arroz e fumo, especialmente próximo à nascente do Rio dos Sinos, na região de Santo Antônio da Patrulha. 

As informações são da Rádio Gaúcha.

Veja as imagens da seca no Estado

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.