clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 14/11/2004 21h40min

EUA caçam rebeldes em Falluja e barram ajuda humanitária

Cerca de mil foram mortos na ofensiva que dura seis dias

A caça a rebeldes na cidade de Falluja completou, neste domingo, dia 14, seis dias. Na ofensiva, forças norte-americanas e iraquianas não permitiram que ajuda humanitária se aproximasse da região, mesmo após a queda da intensidade dos combates.

Conforme um oficial do Iraque, cerca de mil guerrilheiros foram mortos na ofensiva. O Exército dos Estados Unidos confirmou a morte de 38 soldados e ferimentos em outros 275. A guarda iraquiana registrou cinco baixas.

Fuzileiros navais norte-americanos entraram num último reduto rebelde no sul da cidade, local apontado como um bastião para combatentes estrangeiros leais ao aliado da Al-Qaeda, Abu Musab al-Zarqawi.

– Não há necessidade de levar ajuda para lá porque nós temos mantimentos do nosso estoque para as pessoas – explicou o coronel Mike Shupp.

Ainda não se sabe quantos dos 300 mil moradores de Falluja permanecem na cidade, mas cerca da metade deles teria fugido dos confrontos. A ofensiva em Falluja estimulou a violência em outras áreas de maioria sunita, especialmente na cidade de Mosul, ao norte.

As informações são da agência Reuters.

Imagens da ofensiva em Falluja

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.