clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Federação Catarinense muda fórmula do Estadual

Segundo proposta, competição teria início dia 25 de janeiro

O Campeonato Catarinense de 2004 terá 12 clubes, divididos em dois grupos, a exemplo deste ano, mas a fórmula de disputa foi alterada. A grande preocupação é melhorar as condições dos clubes de menor expressão e dar calendário para todos os afiliados o ano inteiro.

A proposta foi inicialmente aprovada nesta segunda, dia 29, pelos dirigentes dos clubes em reunião na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú.

Foram duas reuniões. Primeiro com os clubes da primeira divisão e depois com os representantes da Segundona. Só o Operários, de Mafra, e o Vera Cruz não participaram. A grande maioria dos clubes aprovou totalmente a fórmula proposta pela FCF, que está preocupada em organizar uma competição que atenda às determinações do Estatuto do Torcedor e garanta aos clubes calendário cheio em 2004.

A competição estadual começa no dia 25 de janeiro e termina no dia 25 de abril. Serão 10 datas para a fase classificatória e outras 10 para o quadrangular final. A fórmula é parecida com a deste ano, com uma considerável distinção na composição dos grupos: ao invés dos discriminatórios grupos baseados em ranking e com chances de classificação privilegiada para os grandes, a proposta agora é oferecer igualdade de condições a todas as equipes.

Os clubes que disputam o Brasileiro serão divididos nos grupos: um da Série A (Criciúma ou Figueirense), um da Série B (Avaí ou Joinville) e um da Série C (Caxias ou Marcílio Dias) em cada grupo. As outras seis vagas para composição dos grupos serão definidas por sorteio.

– É uma fórmula mais justa e democrática. Todos têm a mesma chance – comenta o presidente da FCF, Delfim Peixoto Filho.

Dois clubes se classificam em cada grupo para o quadrangular final. Terminado o Estadual 2004, os oito clubes que ficam de fora das Séries A e B do Brasileiro, mais os da Segundona catarinense, disputam uma competição classificatória e que vai determinar quatro vagas para o Estadual de 2005, que terá apenas oito equipes. A competição seletiva começa em maio e vai até dezembro. Assim, todos os clubes terão calendário o ano inteiro.

As informações são do Diário Catarinense.


Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.