clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

FMI aprova corte de taxa de juros no Brasil

Fundo deve enviar delegação ao Brasil em outubro para revisão de acordo

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou nesta quinta, dia 21, a decisão do Banco Central de reduzir a taxa básica de juros, afirmando que o governo brasileiro está mostrando determinação na implementação do programa apoiado pelo organismo.

Segundo o porta-voz do Fundo, Tom Dawson, o Brasil demonstra firmeza em executar o programa do FMI, e as expectativas de inflação continuam a convergir para as metas. O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC cortou a Selic em 2,5 pontos percentuais para 22% ao ano, por considerar que a inflação está aproximando-se da meta estabelecida.

– Isso demonstra a contínua convergência da inflação... para o que é esperado – acrescentou Dawson.

A inflação de julho medida pelo IPCA, índice de referência do sistema de metas do governo, ficou em 0,20% após registrar no mês anterior sua primeira deflação desde 1998. No ano, o IPCA acumula alta de 6,85% e a meta para a inflação é de 8,5%.

O FMI não tem economizado elogios ao Brasil por sua performance dentro do programa de empréstimos de 30 bilhões de dólares. Reagindo às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à imprensa de que o Brasil não precisava de outro acordo com o FMI, Francisco Baker, porta-voz do FMI para assuntos latino-americanos, disse que "é uma decisão do governo do país".

Uma missão do FMI recomendou este mês que a diretoria desembolse a quarta parcela do acordo, que é condicionada à performance fiscal do país até setembro. O FMI deve enviar outra delegação ao Brasil no fim de outubro ou começo de novembro para revisão final do acordo.

Com informações da agência Reuters.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.