clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Arafat se compromete a retirar militantes da sede do governo da ANP

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat, declarou nesta segunda, dia 4, que pretende enviar os ativistas abrigados na sede de seu governo para a cidade de Jericó, na Cisjordânia, ou para a Faixa de Gaza. Autoridades palestinas afirmaram que a transferência de cerca de 20 homens das Brigadas de Mártires de Al Aqsa, um grupo armado ligado à facção Fatah (de Arafat), poderia levar Israel a se retirar de Ramallah, onde fica a sede do governo do presidente. O líder palestino está virtualmente confinado no complexo desde dezembro de 2001.

– Nós os enviaremos para a Faixa de Gaza ou para Jericó – afirmou Arafat, sem fixar, entretanto, uma data para a transferência.

Um membro das forças de segurança de Israel confirmou que o Estado judaico havia sugerido a transferência e que, para Arafat, a medida poderia preparar o terreno para uma retirada israelense de Ramallah, que fica na Cisjordânia.

Os guarda-costas de Arafat confinaram os ativistas em um quarto da sede do governo depois de eles terem se recusado a serem transferidos para uma prisão palestina de Jericó. As Brigadas ameaçaram retomar os ataques contra Israel e minar o processo de paz patrocinado pelos Estados Unidos. O impasse parecia ter sido resolvido nesse domingo, quando autoridades palestinas disseram que os homens continuariam no complexo por enquanto.

As informações são da agência Reuters.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.