clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 21/07/2003 10h17min

MST decide retomar marcha até Vila Block

Ruralistas dizem que continuarão vigilantes

Os agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) decidiram retomar a marcha até Vila Block, que fica a 12 quilômetros do Viaduto da Várzea do Passo Verde, após assembléia realizada na manhã desta segunda, dia 21. Os colonos já estão desmontando as barracas e lonas instaladas às margens da BR-392, nas proximidades da ponte, desbloqueada pelos ruralistas nesta madrugada.

Os integrantes do MST deverão acampar em propriedade que fica a 32 quilômetros de São Sepé, cedida por fazendeiro simpatizante ao movimento. Nenhum produtor rural irá monitorar o trajeto, apenas efetivos da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal acompanham a marcha que deverá durar três horas. O fim da chuva motivou a decisão de continuar a caminhada.

A rodovia, que foi palco de uma impasse que começou na manhã de sábado, dia 19, e seguiu até a madrugada desta segunda, dia 21, está com trânsito liberado. O fim do conflito, conquistado após a liberação da passagem pelos produtores rurais, ocorreu devido ao comprometimento de Brigada Militar de escoltar a marcha dos agricultores.

O secretário da Justiça e Segurança, José Otávio Germano, prometeu que os colonos serão cadastrados pela BM e as crianças que seguem na caminhada devem ser retiradas. A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) irá observar a identificação.

Após o acordo, José Otávio Germano declarou que era preciso que se produzisse a paz, garantindo, desta forma, o Estado de Direito. O presidente da Associação Rural e Santa Maria, Rodrigo Menna Barreto, um dos responsáveis pelo bloqueio da ponte, revelou que os ruralistas estarão vigilantes às ações do movimento. Segundo ele, o Sindicato de São Sepé ficou responsável pelo monitoramento do MST.

A marcha dos sem-terra foi retomada na última sexta, dia 18. Os colonos pretendiam deixar o município de São Sepé e prosseguir mais 18 quilômetros na manhã do último sábado em direção a São Gabriel, onde fica a área do agropecuarista Alfredo Southall – cuja desapropriação, determinada pelo governo federal, foi suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

As informações são do repórter Leandro Staudt da Rádio Gaúcha.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.