clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/11/2010 03h39min

Para ficar com as secretarias da Agricultura e da Saúde, PDT faz contraproposta a Tarso

Pedetistas dizem que podem abrir mão de uma terceira pasta no futuro governo

Marcada até agora por indefinições e desentendimentos, a negociação entre o PDT e o governador eleito Tarso Genro (PT) ganhou ontem um novo capítulo. Tarso já havia oferecido ao partido três secretarias – uma delas poderia ser Saúde ou Agricultura, nunca as duas juntas. Mas o PDT, nas últimas horas, passou a trabalhar com a hipótese de abrir mão da terceira pasta a que teria direito para ficar com a Saúde e a Agricultura, além de uma estatal.

A contraproposta da legenda foi construída após o deputado estadual Ciro Simoni (PDT) sinalizar com uma mudança de postura. Médico reeleito para o quinto mandato, Simoni era o preferido de Tarso para assumir a Saúde, mas havia manifestado publicamente sua intenção de permanecer na Assembleia. O parlamentar tinha pretensões de ser presidente da Casa durante um dos quatro anos da próxima legislatura.

Membros da equipe de Tarso rejeitavam a segunda opção do PDT para a Saúde – o deputado estadual eleito Diógenes Basegio, por suposta inexperiência administrativa. Ontem, após uma série de conversas com líderes pedetistas, Simoni se mostrou menos resistente:

— Temos um nó para desatar. E talvez eu possa desatá-lo.

Clique na imagem abaixo e confira a situação das pastas:



Deputado do PP tem encontro com Tarso hoje

No domingo passado, Simoni recebeu uma ligação do deputado estadual eleito Luiz Fernando Mainardi (PT), homem de confiança do futuro governador. Ciente de que Tarso precisa do PDT para governar com maioria, Mainardi também trabalhou para que o pedetista mudasse de ideia.

Os dirigentes do PDT acreditam que poderão dobrar Tarso se indicarem dois secretários de sua simpatia. Além de Simoni, o nome para a Agricultura seria o de Afonso Motta, produtor rural que ficou na suplência da Câmara Federal. O governador eleito reconhece em Motta um político de bom trânsito no agronegócio.

Enquanto isso, o deputado estadual reeleito Pedro Westphalen (PP) se encontra hoje com Tarso em Lisboa. A maioria dos líderes do PP resiste às investidas do governador, que tenta atrair mais este partido para o governo. Mas Westphalen, embora garanta que seu encontro em momento algum abordará questões políticas (veja entrevista na Zero Hora desta quarta-feira), não nega que entidades médico-hospitalares gostariam que ele fosse o secretário da Saúde.

Mainardi, que ajuda Tarso a buscar aliados, segue como curinga do governador eleito. Em princípio, ele assumiria a secretaria que o PDT abdicasse: Saúde ou Agricultura. Interlocutores de Tarso dizem que dificilmente os pedetistas levarão as duas.

A NEGOCIAÇÃO
DO LADO DE TARSO
- Para ter o apoio do PDT – partido que assumirá sete cadeiras na Assembleia Legislativa a partir do ano que vem –, o governador eleito Tarso Genro (PT) fez uma oferta de participação no governo.
- Tarso ofereceu três secretarias, sendo que uma delas poderia ser Agricultura ou Saúde – pastas consideradas vitrines por políticos e partidos. Para os petistas, o cenário ideal seria o PDT aceitar as pastas da Agricultura e dos Esportes e o Gabinete dos Prefeitos – liberando a Saúde para um deputado do PT.
DO LADO DO PDT
- Pedetistas reclamaram da proposta do governador eleito, alegando que o aceno inicial de Tarso Genro previa mais espaços no futuro governo. Reclamaram publicamente da oferta.
- Agora, o PDT estuda fazer uma contraproposta ao governador: o partido fica com as secretarias da Agricultura e da Saúde, mas abre mão da terceira, em troca do comando de uma estatal, com preferência pela CEEE. Os pedetistas haviam prometido dar uma resposta ao convite de participação no governo até o dia 22.
Quem é
- Ciro Simoni, 59 anos, foi eleito para o quinto mandato de deputado estadual e é cotado para a Secretaria da Saúde.
- É médico formado pela UFRGS (especializado em radiologia) em 1984. Presidiu a Associação Médica do Litoral Norte.
- Eleito vice-prefeito de Osório em 1985, assumiu a prefeitura três anos depois, sucedendo o prefeito Ângelo Guasselli.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.