clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/11/2010 03h03min

Tarso tenta evitar disputa por cargos entre aliados

Diante de inquietações nos partidos, governador eleito diz que há espaço para PP e PDT na gestão

Rosane Marchetti  |  rosane.marchetti@rbstv.com.br

Da Espanha, o governador eleito Tarso Genro (PT) tentou ontem evitar um princípio de briga do outro lado do oceano, em Porto Alegre. Diante de queixas do PDT relativas à divisão de cargos, o petista afirmou não ter procurado o PP como forma de substituir ou pressionar os pedetistas.

— Cada um tem seu tempo e nós vamos esperar e respeitar — disse Tarso em relação ao PDT, que prometeu dar uma resposta ao convite de participação no governo até o dia 22.

> Leia mais sobre a viagem de Tarso no blog da enviada especial do Grupo RBS

Ter o PDT – partido que assumirá sete cadeiras na Assembleia – na sua base é uma das prioridades de Tarso. Nos últimos dias, porém, líderes pedetistas reclamam da redução no espaço inicialmente oferecido por Tarso. Entre outros postos, o PDT tem de escolher entre as pastas da Agricultura e da Saúde, mas gostaria de ficar com ambas. Já o PT prefere que o aliado indique o secretário da Agricultura, deixando a Saúde livre para Luiz Mainardi, deputado eleito. Para os petistas, o cenário ideal seria o PDT aceitar as pastas da Agricultura e dos Esportes e o Gabinete dos Prefeitos.

Ontem, Tarso disse que não há conflito nos convites. Segundo o governador eleito, além do PDT, ele gostaria de ter a participação do PP – sigla que faz parte do governo Yeda Crusius (PSDB) e resiste a se aliar a um tradicional adversário. Para Tarso, PT e PP têm em comum a defesa do cooperativismo e da agricultura familiar.

Clique na imagem abaixo e confira a situação das pastas:




Comitiva vai conhecer conselho espanhol

Apesar das duras queixas de líderes do PDT, a ordem no PT é evitar desgastes. Como Tarso se elegeu com a promessa de formar um governo de coalizão voltado ao desenvolvimento do Estado, não pode perder um dos mais fortes aliados antes mesmo de assumir o Piratini.

Hoje, Tarso tem uma reunião no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Espanha, estrutura semelhante à que ele próprio criou no governo Lula e que pretende montar no governo estadual. Os conselhos são compostos por representantes de governos, sociedade civil, sindicatos e setores empresariais. O governador eleito está acompanhado de Marcelo Danéris, futuro secretário do conselho gaúcho.

No momento, Danéris escolhe sua equipe de trabalho, que deve ter 10 assessores. Numa segunda etapa, ele enviará convites a cerca de 80 entidades e especialistas para participar do conselho.

Três especialistas são cotados para a Educação


Diante da dificuldade dos aliados em indicar nomes para a Secretaria da Educação, cresce a possibilidade de o governador eleito Tarso Genro (PT) indicar um especialista ligado ao mundo universitário. Três nomes são mais citados.

Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação, é um dos mais cotados. Foi levado para o cargo por Tarso, que foi ministro da Educação. Guimarães é professor de biotecnologia da UFRGS.

Outro nome avaliado pelo governador eleito é o da reitora da Unimpampa, Maria Beatriz Luce. Licenciada em pedagogia e doutora em educação, ela atuou como professora de administração da educação na UFRGS. Ex-reitor da UFRGS, o cientista político Helgio Trindade também é lembrado.

Os confirmados
- Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento – Mauro Knijnik
- Casa Civil – Carlos Pestana
- Cultura – Luiz Antonio de Assis Brasil (escritor)
- Fazenda – Arno Augustin
- Infraestrutura – Beto Albuquerque (PSB)
- Planejamento – João Motta
- Secretaria executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – Marcelo Danéris (PT)
- Secretaria-Geral de Governo – Estilac Xavier (PT)
- Trabalho e Desenvolvimento Social – Luis Augusto Lara (PTB)
- Turismo – Abgail Pereira (PC do B)

 

Agenda do dia
- Almoço com o juiz Baltasar Garzón, responsável pela prisão do ex-ditador chileno Augusto Pinochet em Londres e por processos contra ex-integrantes da ditadura militar argentina.
- Reunião no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Espanha, estrutura que Tarso pretende montar no governo estadual.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.