| 13/11/2010 02h57min
O grupo rebelde Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) saudou a eleição de Dilma Rousseff (PT) como presidente do Brasil. Em comunicado divulgado ontem no site da Agência de Notícias Nova Colômbia, o comando das Farc elogia a eleição, “pela primeira vez na história do Brasil, de uma presidenta”.
Dilma é descrita pelas Farc como “uma mulher ligada sempre à luta pela justiça”.
A Agência Nova Colômbia costuma divulgar mensagens dos guerrilheiros. O comunicado é firmado pelo secretariado do Estado-Maior Central das Farc, tendo como local de procedência as “montanhas da Colômbia”. Segundo o texto, Dilma terá “um papel determinante na aclimatação da paz regional e na irmandade dos povos do continente”.
Os líderes das Farc afirmam que Dilma defende a necessidade de uma saída política para o conflito interno da Colômbia.
Segundo o grupo, a eleição dela “centuplicou nossa esperança na possibilidade de alcançar a paz pela via do diálogo e da justiça social”.
As Farc são consideradas terroristas pelo governo dos Estados Unidos. Já o governo colombiano manteve negociações em administrações anteriores com o grupo, mas atualmente tem enfatizado a necessidade de combater militarmente os rebeldes.
Durante a campanha eleitoral, o vice de José Serra (PSDB), deputado Indio da Costa (DEM-RJ), acusou o PT de ter ligação com as Farc.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.