clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 03/11/2010 12h32min

Lula: "Ex-presidente não indica. Sugere quando é solicitado"

Presidente afirmou que não irá interferir na composição do novo governo, que será "a imagem e semelhança" dela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento no fim desta manhã para esclarecer aos partidos políticos e aqueles que tentam sugerir nomes para a equipe da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT).

Entre os três citados estavam o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Mantega e Meirelles têm encontro marcado com Lula hoje à tarde.

Especial: Dilma Rousseff, uma mulher na Presidência

— A equipe de Dilma será a imagem e semelhança dela — disse Lula, na tentativa de encerrar uma discussão que surgiu no fim de semana, na imprensa, sobre os desejos dele próprio, Lula, de indicar e sugerir nome de ministros que ele gostaria que permanecesse no governo.

— Ex-presidente não indica. Sugere quando é solicitado — afirmou.

Lula acabou se estendendo e respondendo perguntas sobre economia, política e negociação com o Congresso. O tema principal da transição para o governo de Dilma é a questão cambial. Lula disse que o que há de coincidência entre Dilma e ele em relação ao câmbio é "que os dois defendem o câmbio flutuante".

Lula, mais uma vez, criticou a política dos países de proteção a suas próprias moedas, impondo aos outros países uma sobrevalorização das moedas locais. Pela primeira vez, ele citou os Estados Unidos e a China como responsáveis pela volatilidade do câmbio no mercado internacional.

— Os Estados Unidos e a China estão fazendo a guerra cambial — afirmou.

Os Estados Unidos, "por tentar resolver seus problemas internos", e a China, para não perder competitividade internacional.

Nesse período de transição, segundo Lula, o governo "fará o que for possível" para que Dilma assuma o governo com tranquilidade e sem sobressaltos. A estratégia é garantir um início de governo com as medidas a fim de garantir o crédito de longo prazo às empresas. Enquanto isso, Mantega e Meirelles acompanharão o mercado de câmbio para impedir que o real se mantenha sobrevalorizado.

Promessômetro: confira as promessas dos candidatos

 

Em mapa, veja como foi o desempenho
de Dilma e Serra nos municípios do RS


Discursômetro: as palavras mais usadas na campanha

Galeria: Militantes comemoram a vitória de Dilma

Galeria: a trajetória política de Dilma

Agência Estado
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.