Eleições | 31/10/2010 11h57min
Mesários e presidentes de seções eleitorais de Tramandaí estavam impressionados: durante a manhã, o número de justificativas de voto ultrapassava o de eleitores que já haviam votado. A grande abstenção era esperada em todo país devido ao feriadão de Finados, que vai até terça-feira. Muitos gaúchos deixaram de votar para viajar ao Litoral Norte.
>>> Galeria de fotos: o dia dos candidatos
No Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, o movimento de eleitores aumentava à medida em que passavam as horas, já que muita gente preferiu descansar pela manhã. Junto com outras dezenas de pessoas, por volta do meio-dia, um grupo de amigos, estudantes de Porto Alegre, chegou no local empunhando o título. Esta é a segunda eleição que participa o estudante de Direito de 20 anos Bruno Rieth Empinotti. Ele votou no primeiro turno, mas o feriado prolongado e a praia falaram mais alto. Com os outros quatro amigos, chegou ontem a Tramandaí.
Por volta do meio-dia, das 158 pessoas a procurarem a mesma seção em que Empinotti justificou o voto, a 46 do Barão, 110 eram para justificar o voto. Na sala ao lado, mesários comentaram que o número de justificativas até aquele momento era de 80 e o de votantes, 67. No primeiro turno, na mesma seção, foram apenas 27 justificativas durante todo o dia.
Na beira do mar, porém, pouca gente enfrentava o vento forte e o mar agitado, apesar do calor, sol forte e do céu limpo. Os atendentes dos quiosques relataram um movimento abaixo do esperado. Embora o número de justificativas esteja alto, muitos gaúchos pegaram a estrada rumo ao litoral apenas hoje, para poder votar. As estradas estavam bem movimentadas durante a manhã.
Fila para justificar em Capão da Canoa
Na Sociedade Amigos de Capão da Canoa (SACC), no centro da cidade, o fluxo de eleitores que querem justificar o voto é grande e constante desde a manhã. Parada à porta, a mesária Silvia Meister mal dá conta de todas as pessoas que chegam pedindo instruções de como justificar o voto. A todo momento, chegam grupos grandes pedindo o formulário.
Silvia conta que às 8h, quando abriram as seções, já havia uma fila quilométrica de eleitores para fazer a justificativa. Inclusive, diz ela, houve um princípio de tumulto durante a manhã, de tanta gente que procurava o local.
— Deu vontade de correr — admitiu.
Segundo Silvia, um juiz eleitoral precisou intervir, colocando duas mesas repletas de formulários na entrada da SACC, onde se lia em um cartaz:
“Posto de justificativa eleitoral”
Com um meio sorriso, irônico, Silvia brinca:
— A justificativa já está eleita. Está muito bem votada.
Viajou no feriadão? Saiba como justificar sua ausência
Consulte o Guia do Eleitor
Confira os especiais:
Game: internauta é gestor de Estado virtual
Discursômetro: as palavras mais usadas na campanha
Teste sua memória: quem foram os presidentes do país?
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.