Política | 25/10/2010 03h59min
A face administrativa do próximo governo começa a ser conhecida hoje, em reunião com a participação do governador eleito Tarso Genro (PT). Os seis grupos da comissão técnica que estudou e desenhou mudanças vão apresentar uma parcial do trabalho em encontro no Hotel Mercure, na Capital.
O projeto será finalizado durante a semana, com as indicações de como concretizar as mudanças e será entregue a Tarso e ao vice, Beto Grill (PSB), na quinta-feira. A expectativa é de que esteja concluído com as observações dos dois em 1º de novembro.
Já está certa a extinção de pastas como a da Transparência e a da Irrigação e a criação da Secretaria de Comunicação, do Gabinete dos Municípios e do Departamento Estadual de Combate e Prevenção à Corrupção, que será subordinado à Secretaria de Segurança.
Outra parte do órgão de prevenção à corrupção funcionará na Casa Civil, por meio de uma subchefia de controle, ética e transparência. Já a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social deve mudar de nome e ganhar atribuições de Direitos Humanos.
Além de finalizar a reforma, nos próximos dias, integrantes da comissão vão visitar Pernambuco para conhecer a experiência das salas de integração, adotada por Eduardo Campos (PSB), governador reeleito.
— Tarso quer usar esse método com prioridade, que é o critério da transversalidade. Dessa forma, os programas estratégicos do governo serão coordenados pessoalmente por Tarso e efetivados, articulados, por um grupo de secretários nas salas de integração e não apenas por uma pessoa — explicou João Victor Domingues, coordenador do grupo de reforma institucional da comissão.
No final de semana, Tarso se dedicou a pedir votos para Dilma Rousseff na disputa à Presidência. Ontem, participou de carreata acompanhado pelos prefeitos de Cahoeirinha, Vicente Pires (PSB), e de Gravataí, Rita Sanco (PT).
Algumas mudanças propostas |
- A ser criado: Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Secretaria Estadual das Mulheres, Departamento de Combate e Prevenção à Corrupção, Subchefia de Controle, Ética e Transparência na Casa Civil, Gabinete dos Municípios |
- A ser extinto: Secretaria da Transparência, Secretaria da Irrigação, Secretaria de Relações Institucionais, Gabinete de Gerenciamento Estratégico |
- A ser reformulado: Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social pode mudar de nome e ganhar atribuições de Direitos Humanos |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.