clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 21/10/2010 18h44min

Lula defende Prouni e critica antecessores: "consigo ter a visão que doutores não tiveram"

Presidente participou da inauguração de novo campus da Universidade Federal de Pelotas

Paulo Germano  |  paulo.germano@zerohora.com.br

Durante a cerimônia de inauguração do campus Porto da Universidade Federal de Pelotas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu as políticas educacionais de seu governo, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), e aproveitou para criticou os seus antecessores.

— Não quero fazer apologia à falta de diploma universitário, mas possivelmente exatamente por não tê-lo é que consigo ter a visão que outros doutores não tiveram.

O novo campus Porto já abriga as faculdades de Letras, Enfermagem e Gastronomia e deverá ter dez unidades em março de 2011.

Em seu discurso, Lula defendeu a democratização das vagas do ensino superior no país. O presidente disse ainda que havia um tempo em que entrar na universidade era "um privilégio" no Brasil.

— A gente já sabia, quando uma criança nascia, se teria diploma universitário ou não. Aliás, sabíamos se faria pós-graduação em Paris, Londres ou Harvard. Não era questão de quem era melhor ou pior, mas uma convicção de Estado. Essa socidade que se dividia entre quem poderia ou não ingressar em uma universidade pública está acabando no Brasil.

O presidente também criticou indiretamente o candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, pelas políticas educacionais do governo de São Paulo.

— No mais poderoso Estado do país, que chega perto de 40% do PIB total do Brasil, 82% dos alunos estudam em universidades pagas — provocou Lula.

ZERO HORA
Nauro Junior / 

Antes da cerimônia da inauguração, Lula visitou um dos laboratórios da faculdade de Gastronomia
Foto:  Nauro Junior


Comente esta matéria
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.