clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Propaganda eleitoral  | 18/10/2010 15h12min

Na TV, Dilma e Serra exploram trechos de debate

Presidenciáveis confrontam ideias sobre privatização e denúncias

O programa eleitoral dos candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) exibiu trechos do debate de domingo na Rede TV! e manteve a linha de comparações críticas entre os dois presidenciáveis.

Enquanto o programa de Dilma explorou as denúncias envolvendo o ex-diretor da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, o de Serra voltou a citar a ligação de Dilma com José Dirceu e Erenice Guerra, ex-ministros da Casa Civil, e destacou a alta nas ações da Petrobras depois da subida do tucano nas pesquisas de intenção de voto.

— Paulo Preto foi acusado por líderes do próprio PSDB de desviar R$ 4 milhões doados para um suposto caixa 2 da campanha de Serra. No último dia 11, Serra negou o sumiço do dinheiro e garantiu que nem conhecia Paulo Preto. O acusado não gostou e pela imprensa mandou um recado a Serra: não se larga um líder ferido na estrada a troco de nada. Serra entendeu a mensagem e no dia seguinte mudou de opinião. Afirmou que conhecia Paulo Preto e que ele era totalmente inocente — afirmou o ator que faz o programa de Dilma.

— Afinal, quem é o Serra verdadeiro: o do dia 11, que disse que não conhece Paulo Preto, ou o do dia 12, que falou que conhecia Paulo Petro e que ele era inocente? — questionou uma atriz.

O programa exibiu cenas de Dilma no debate, com destaque para as falas sobre privatizações, segurança e uma comparação da petista entre os casos de Erenice Guerra e Paulo Preto, afirmando que o tucano não tomou providências sobre as denúncias sobre Preto.

— A nossa diferença em relação a Serra é que nós investigamos, 16 pessoas foram ouvidas e Erenice afastada — disse Dilma.

Além da repercussão do debate, o programa contou com uma gravação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outra com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), pedindo votos para a petista.

Já o programa de Serra explorou a alta nas ações da Petrobras depois que as pesquisas de intenção de voto mostraram crescimento do tucano.

— Saiu pesquisa nova, mostrando o Serra subindo e a eleição empatada. Por Brasil, a subida de Serra na pesquisa já trouxe bom resultado. As ações da Petrobras se valorizaram depois de semanas de queda — afirmou um ator.

Ele destacou ainda que, em reportagem publicada pelo site da revista Exame, o candidato é visto pelo mercado como melhor administrador público.

O programa de Serra usou a ideia da campanha de Dilma para fazer comparações entre os dois candidatos. No lugar de "coisa de rico e coisa de pobre", o programa tucano utilizou o mesmo recurso apresentando vários itens como sendo "coisa do Serra e coisa de Dilma". A Serra, foram atribuídos os genéricos, políticos de ficha limpa, hospitais e seguro-desemprego; a Dilma, Erenice, escândalos, caos aéreo e José Dirceu. Diversos trechos do debate foram exibidos durante o programa, com o tucano falando sobre privatizações, saúde e ensino técnico.

— Hoje, as empresas públicas estão sendo usadas para fins particulares. Comigo, a empresa estatal vai ser empresa estatal de verdade — disse Serra. — O governo Lula fez mais concessões à iniciativa privada do que na época de FHC — completou.

Agência Estado
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.