Eleições | 04/10/2010 09h56min
Apesar de obter mais votos do que o último deputado federal eleito, a candidata Luciana Genro ficou fora da Câmara. Seu partido, o PSOL, não alcançou o coeficiente eleitoral para fazer uma cadeira pelo Estado em Brasília. Mesmo ciente das dificuldades de um partido de menor dimensão, a deputada entende que conseguir mais de 129 mil votos e não se eleger é uma injustiça.
— Eu me sinto injustiçada. Sabia que seria difícil, principalmente quando rompemos com o PT em 2006. Nesse ano, consegui me eleger com muito esforço, muito devido à candidatura à Presidência de Heloísa Helena — avaliou a candidata, que buscava a reeleição.
> ÁUDIO: ouça a entrevista na Rádio Gaúcha
Luciana Genro também acredita que há uma despolitização da sociedade, uma "repulsa" ao pleito, o que dificulta que partidos com menor estrutura, como o PSOL, consigam ser visíveis aos eleitores desacreditados.
— Ainda temos pouco tempo de televisão e recursos escassos — ponderou.
> Mapa do Poder: o desempenho dos candidatos
Outro fator colocado por Luciana para o enfraquecimento dos partidos menores foi a "onda petista muito forte" no Rio Grande do Sul. Ela também lembrou a chegada do pai, Tarso Genro (PT), ao Piratini.
— O PT foi uma avalanche — qualificou. — Como filha, fico feliz pelo meu pai, por essa votação histórica. Nunca um candidato a governador havia vencido no primeiro turno.
PSOL tem mau desempenho no Estado
A derrota de Luciana (encerrando sequência de dois mandatos para a Assembleia Legislativa e dois para a Câmara Federal) também veio na esteira do mau resultado eleitoral do PSOL no Estado.
O partido fracassou na tentativa de eleger um deputado estadual (uma das metas nesta eleição) e, também numa das surpresas da eleição, viu seu candidato a governador, Pedro Ruas, ser atropelado pela onda verde no Estado e alcançar menos da metade da votação de Montserrat Martins, do PV – partido da candidata à Presidência Marina Silva.
Ruas ficou em quinto na corrida ao Piratini, com 37,9 mil votos, 0,60% do total, enquanto o candidato do PV obteve 93,4 mil votos, com 1,49% da votação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.