Eleições | 03/10/2010 17h28min
Ao procurar documentos para votar, a aposentada Margarida Gasparetto Frozza, 66 anos, de Porto Mauá, encontrou uma raridade: seu primeiro título de eleitor, de 1976, com uma foto dela grampeada.
>Tire dúvidas sobre o pleito no Guia do Eleitor
O modelo antigo foi substituído no Brasil em 1986. Mas a agricultora aposentada o guardou. A localização do documento virou notícia na cidade localizada na fronteira com a Argentina. Na sua seção, os mesários já sabiam da façanha e não recusaram o título com a foto grampeada. Para garantir o voto e não perder a viagem, Margarida levou também o título novo e a carteira de identidade.
— Meu primeiro voto foi em 76. Não votava antes, a gente morava no interior e não tinha informações — conta a aposentada.
>Saiba o que pode e que não pode fazer neste domingo
Ela fizera o título depois que dois candidatos a deputado estiveram em sua localidade, na época Três Passos, fazendo campanha. Eles que a incentivaram a ter o documento. Margarida o utilizou em quatro eleições, de 76 a 85, sempre no dia 15 de novembro. No verso do título, estão registrados todos os pleitos em que Margarida votou.
>Acompanhe o dia dos candidatos
Há menos de um ano, a aposentada retornou a Porto Mauá, sua cidade natal. Pelo orgulho que tem de ser brasileira, ela participará de pleitos por muito tempo.
— Eu nasci bem onde começa o Brasil. Vou votar até quando Deus quiser — brinca Margarida.
>> Confira o perfil dos candidatos
Embora tenha sido substituído em 1986, o documento não foi recusado pelos mesários
Foto:
Adilson José da Costa / Especial
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.