Apontado com mais de 50% dos votos válidos nas últimas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PT ao governo do Estado, Tarso Genro, declarou na manhã deste domingo que ficará surpreso se a eleição for para o segundo turno no Rio Grande do Sul. Em entrevista concedida à TVCOM depois de votar, afirmou que, pela sua intuição, vencerá neste domingo, no primeiro turno.
— Minha intuição diz que eu venço no primeiro turno, mas precisamos respeitar o eleitor. Todas as pesquisas nos dizem isso. Nos surpreenderia não vencer no primeiro turno, porque os eleitores entenderam o nosso projeto.
Questionado sobre as derrotas do PT em outras eleições no Estado — tanto as suas quanto a de Luiz Inácio Lula da Silva, que perdeu os dois pleitos presidenciais no Estado —, admitiu que Lula enfrentou dificuldades no Estado até três anos atrás. No entanto, afirma que o momento atual é outro, com ele e Dilma à frente nas pesquisas no RS.
— Em primeiro lugar, esta colocação é fruto do governo do presidente, muito bem aprovado inclusive aqui no Estado. O fato de eu ter sido ministro deste governo também ajuda muito. E Dilma morou aqui, tem raízes aqui. Isso muda.
Uso do Twitter
Na entrevista, Tarso Genro apontou o Twitter como um dos três diferenciais da sua campanha deste ano em relação aos outros pleitos em que concorreu ao Piratini. De acordo com ele, a rede de microblogs permitiu uma comunicação direta com o público jovem.
— Pelo Twitter, organizamos uma relação de uma riqueza extraordinária com os jovens. Inclusive promovemos um almoço com o pessoal das redes sociais.
Os outros diferenciais citados foram as caravanas pelo Interior e a força do governo do presidente Lula.
Assista à entrevista de Tarso Genro na TVCOM.
ZEROHORA.COM