Eleições | 02/10/2010 02h50min
O ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), liberou na noite de sexta-feira por meio de liminar a divulgação da pesquisa de intenção de voto do Ibope para o governo do Paraná e para o Senado
A liminar concedida pelo ministro levou em consideração a liberdade de informação, para suspender decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O TRE-PR havia proibido a divulgação dos resultados da pesquisa, a pedido da coligação Novo Paraná, que apoia a candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo paranaense.
A pesquisa foi realizada no último dia 25 de setembro e segundo o Ibope, “há mais de 15 dias não é divulgado qualquer pesquisa de intenção de votos em todo estado do Paraná, uma vez que os anteriores pedidos de registro formulados pelo Ibope e Datafolha também foram indeferidos pelo Tribunal Paranaense”, sob alegação de erros técnicos na metodologia a ser aplicada.
De acordo com o Gazeta do Povo online, se a decisão não for cassada, o levantamento será divulgado neste sábado às 19h pelo telejornal Paraná TV, da RPC TV, e logo depois pelo próprio site da Gazeta.
Segundo o Ibope, ao impedir a divulgação de pesquisas eleitorais também dos institutos Datafolha e do VoxPopuli, o Tribunal Regional impede “que o eleitor paranaense tenha uma noção do real cenário eleitoral e, com isso, possa escolher seu candidato de forma segura, embasado em informações que deveriam ser públicas”.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.