Pesquisas | 02/10/2010 05h10min
Na pesquisa Ibope para o governo do Rio Grande do Sul, o candidato do PT, Tarso Genro, aumenta quatro pontos a vantagem em relação ao levantamento realizado na semana passada.
O petista tem agora 48% das intenções de voto contra 26% de José Fogaça (PMDB) – que se manteve nos 26% – e 15% de Yeda Crusius (PSDB), que caiu dois pontos percentuais.
Em seguida, aparecem Pedro Ruas (PSOL), Julio Flores (PSTU) e Aroldo Medina (PRP), com 1% das citações. Os demais candidatos não atingiram 1%. Brancos e nulos somam 3% e indecisos, 5%.
Na sondagem encomendada pelo Grupo RBS, quando são considerados apenas os votos válidos, excluindo-se os brancos e nulos e distribuindo proporcionalmente os indecisos, Tarso tem 52%, Fogaça fica com 28% e Yeda, 16%.
Pedro Ruas, Julio Flores e Aroldo Medina têm 1%. Com a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o petista pode ser eleito ainda no primeiro turno.
Em um eventual segundo turno entre Tarso e Fogaça, o petista teria 53% das intenções de voto contra 35% do peemedebista. Em um cenário com Tarso e Yeda, o candidato do PT teria 61% e a tucana, 23. Quando o cenário apresentado é entre Yeda e Fogaça, o peemedebista ficaria com 55% e a tucana com 22%.
Na sondagem espontânea, quando não é apresentado o disco com o nome dos candidatos, Tarso tem 37% das intenções de voto, Fogaça ficaria com 20% e Yeda, com 12%. Nesta modalidade, 25% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar no domingo.
Em relação à pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira, a diferença é que a possibilidade de resolução no primeiro turno é mais acentuada na sondagem do Ibope.
FICHA TÉCNICA
Solicitante: Grupo RBS
Período da amostra: 29 de setembro a 1º de outubro
Tamanho da amostra: 2002 entrevistas em 100 municípios
Margem de erro: dois pontos percentuais, para mais ou para menos
Registros: no TRE sob o nº 50.805/2010 e no TSE sob o nº 33.495/2010
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.