clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 28/09/2010 14h04min

Quase 4 mil brasileiros poderão votar em Buenos Aires

Dez urnas eletrônicas funcionarão da sede da embaixada na capital argentina

Dos mais de 200 mil eleitores brasileiros que vivem no Exterior, 3.877 estão registrados em Buenos Aires e  aptos a votar no próximo domingo para eleger o novo presidente da República. A informação é da embaixadora Gladys Ann Garry Facó, cônsul geral do Brasil na Argentina.

A capital argentina é posto na América Latina com o maior número de seções eleitorais. São 10 urnas eletrônicas que vão funcionar na sede da embaixada brasileira em Buenos Aires. Nos consulados de Córdoba e de Mendoza também haverá uma urna em cada um. Sem um número final sobre a quantidade de eleitores habilitados nestas duas províncias, Garry Facó esclarece que cada urna tem a capacidade de receber o máximo de 400 votos.

Nas últimas eleições presidenciais, em 2006, o consulado brasileiro contava com menos inscritos: 2,4 mil eleitores, dos quais somente 900 compareceram às urnas. As 10 seções eleitorais de Buenos Aires vão ser compostas por quatro pessoas: primeiro e segundo mesário, secretário e presidente. A cônsul convocou 40 pessoas da comunidade brasileira residente na cidade para compor as seções eleitorais, que estarão abertas das 8h até as 17h (horário de Brasília).

— O eleitor inscrito residente na Argentina que não votar poderá justificar o voto a partir do dia seguinte — avisou Garry Facó, ressaltando que eleitor em trânsito não pode votar e tem prazo de 60 dias para justificar.

O consulado alerta os brasileiros que, além do título de eleitor, é preciso levar um documento argentino ou brasileiro com foto. Caso contrário, a pessoa não poderá votar. A cônsul também explica que os eleitores devem retirar um novo título que o Tribunal Superior Eleitoral já enviou aos consulados brasileiros. O cidadão tem que se apresentar com o título usado nas últimas eleições no consulado e realizar a troca pelo novo documento, já que os números das seções foram reacomodados.

— Não é conveniente deixar para a última hora para evitar longas filas no dia da votação — recomenda Garry Facó.

Agência Estado
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.