Eleições | 27/09/2010 03h26min
Na última semana da campanha ao Piratini, estrategistas varam madrugadas para implantar – ou ainda criar – as estratégias derradeiras.
Tarso Genro (PT) quer tudo acabado no próximo domingo, quando 8,1 milhões de gaúchos vão às urnas, mas José Fogaça (PMDB) e Yeda Crusius (PSDB) preparam artifícios para seguir na disputa em um segundo turno.
Yeda é a que mais apostará no material impresso. Sua equipe preparou 4 milhões de exemplares de um jornal chamado Compare e Decida, que hoje chega às ruas de forma massiva.
São gráficos e textos comparando o governo dela com os anteriores, do PMDB (Germano Rigotto) e do PT (Olívio Dutra) – os partidos de seus adversários.
– Esse jornal tem de chegar a todos os eleitores do Estado. Quem ler, vota na Yeda – prega o deputado estadual Berfran Rosado (PPS), vice na chapa da governadora.
As comparações já vinham pautando os programas de TV. Agora, a campanha tucana também distribuirá panfletos diferentes em cada região do Estado e nos principais bairros de Porto Alegre.
As peças exibirão o que Yeda afirma ter feito – e o que se propõe a fazer em um segundo mandato – nesses locais.
Enquanto isso, Tarso seguirá apostando na associação de sua imagem com a do presidente Lula e a da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff. Quase todo o programa de hoje será baseado no comício que, na sexta-feira, reuniu milhares de pessoas no centro da Capital. Além dos elogios que Lula e Dilma rasgaram a Tarso, a TV mostrará a militância mobilizada pela vitória ainda no primeiro turno.
– Temos a expectativa de vencer já no domingo. Se não der, vamos comemorar uma grande vitória mesmo assim. Porque nunca o PT teve uma votação tão expressiva como a que teremos – avalia o coordenador da campanha petista, Carlos Pestana.
Ainda hoje, Tarso realizará um comício no estacionamento da prefeitura de Caxias do Sul, município onde o PT tradicionalmente faz votações mais baixas.
Todas as candidaturas contam com maior adesão de militantes nesta etapa final, mas é a de Fogaça que consegue mobilizar simpatizantes que até então pouco vinham atuando.
– A meta é fazer com que o eleitor perceba com maior nitidez as propostas de Fogaça. Ninguém tem o potencial de mobilização que nós temos, e é assim que conseguimos convencer a população sobre a importância das nossas ideias – afirma Clóvis Magalhães, um dos coordenadores da campanha do peemedebista.
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