Serviço | 25/09/2010 08h12min
Diferentemente das eleições passadas, no pleito de 3 de outubro de 2010, os eleitores devem escolher dois candidatos ao Senado como opção de voto na urna eletrônica.
Pelo Rio Grande do Sul, nove candidatos concorrem a uma vaga na Casa, e, se o eleitor escolher duas vezes o mesmo candidato, o segundo voto ao Senado será anulado.
> Ainda não escolheu seu candidato? Navegue, conheça e decida
Cada Estado e o Distrito Federal terão sempre três senadores na Casa, totalizando 81 parlamentares. O mandato de um senador tem duração de oito anos e, a cada quatro, ocorre eleição para renovar parte do Parlamento.
Porém, os três cargos não são renovados simultaneamente e há eleição alternada, para um ou para dois senadores de cada unidade. Em 2010, por exemplo, o Rio Grande do Sul elegerá dois candidatos na Casa.
Este ano, a vaga ocupada por Pedro Simon (PMDB) não está na disputa eleitoral, uma vez que o senador tem mais quatro anos no Senado Federal. Paulo Paim (PT), que concorre à reeleição, e Sérgio Zambiasi (PTB) já cumpriram oito anos de mandato.
Saiba mais:
> Conheça a diferença entre os votos válidos, nulos e brancos
> Saiba como são eleitos candidatos aos cargos majoritários e proporcionais
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.